h1

A Natureza da Existência

02/02/2010

21 de fevereiro de 2010

A mensagem do dia hoje, talvez porque é domingo e  podemos ter mais tempo para ler, é um pouco maior. Esse texto nos chegou e achamos importante compartilhá-lo aqui no Blog. Não o vejam como um discurso “zen”…. mas é uma reflexão que pode fazer alguma diferença nas nossas enoooooooooormes questões diárias, que não nos deixam tempo nem de ver o que está aqui do lado de fora… a beleza, o sol, a vida, o amor, a amizade.

Convidamos você para esta reflexão:  A Natureza da Existência

“…Vocês estão todos vivendo em sombras. Vocês pensam, vocês projetam, vocês imaginam, vocês sonham… Vocês vivem em sombras, em suas esperanças. O que vocês têm ganho com suas esperanças? Apenas imaginação vazia que amanhã algo acontecerá, que não aconteceu agora, e vocês sentem-se preenchidos. E nunca acontece. O que acontece amanhã é a morte – e a morte cria medo pela simples razão de que vocês não estão conscientes.

O medo da morte é que tira o futuro de suas mãos. E vocês têm estado vivendo no futuro em sua imaginação, e a morte vem e põe uma parada: não mais amanhã. A existência não tem obrigação de preencher seus desejos e suas esperanças.
As pessoas esperam algo, nunca preenchido. Há sempre frustração ao redor. As pessoas estão vivendo em desespero, e a razão é que o que elas esperam… a existência não tem desejo, não tem razão para ir de acordo com as suas expectativas. Se você quer ser feliz, vá de acordo com a existência, onde quer que ela leve você.

Eis o que significa let-go: você simplesmente joga suas projeções, suas imaginações. E deixa a existência tomar conta de sua vida inteira. Então, não há desespero, porque não há possibilidade de tornar-se frustrado. Não há angústia e não há ansiedade, você está relaxado com a existência. O que quer que aconteça… é bom.

…Toda a existência é mais sábia do que eu, então o que quer que aconteça…
Não permaneça afastado, contra a existência, seja parte e sinta uma certa unidade.

…O significado é que o que quer que aconteça é bom. Você tem que achar a beleza disto e a alegria disto… Somente um homem de let-go não é enganado por nada. Ele toma tudo como vem, feliz e alegremente. E se as coisas mudam, ele permite a mudança sem qualquer obstáculo, sem criar barreira para prevenir a mudança.

…Tudo é como deveria ser. Então, pacificamente estão as montanhas na noite de lua cheia… estão em paz, dançando na lua cheia… Tudo é silêncio e paz. Não há frustração nas montanhas, não há frustração nos rios…

…O homem também pode ser tão feliz como as montanhas e tão pacífico como os rios, se ele olhar para a lua e as cercanias sem qualquer mente. Sem pensar, ele também se tornará parte de toda a cena.

Mas ele permanece sempre preocupado com suas próprias idéias estúpidas. Quando toda a existência está se regojizando, somente o homem está preocupado.
Você já viu uma árvore preocupada? Os animais também nunca estão preocupados. Mesmo na morte, morrem pacificamente. Pois, como tudo na existência, o que nasceu deverá morrer.

Mas a mente do homem perturba, sempre cria problemas – porque espera que as coisas sejam diferentes do que elas são. Ele não está pronto para aceitar a natureza da existência, ele a quer de acordo com ele. Este, “de acordo com ele”, é toda a miséria.

Todo mundo está tentando que tudo seja de acordo consigo. Um pode dizer, outro pode não dizer – mas mesmo sem dizê-lo, sua mente está tramando pensamentos de que as coisas deveriam ser trazidas de acordo com a sua idéia – e isto é impossível.

Você não pode mudar a existência. Tudo o que você pode fazer… você pode abandonar sua mente”.

Osho



Um comentário

  1. Fátima,

    Adorei, o site, a casa e o papo.
    Parabéns pelo trabalho que está realizando.
    Parabéns e obrigada,
    Ignez



Deixe um comentário