h1

2010 Fazendo a Boa notícia do dia

A BOA notícia do dia é uma nova seção em nosso site, aonde gostaríamos de focar aquilo que é feito e infelizmente pouco lido, ou dada pouca atenção. Serão notícias, descobertas, cuidados que a cada dia,  milhões e milhões de pessoas fazem, tendo em mente a responsabilidade com relação ao nosso bom caminhar e do próprio Planeta.

Seria como a primeira página de um jornal diário, mas aonde a gente quer mostrar as boas notícias, boas descobertas, boas atitudes.

E um espaço também aberto, se VOCÊ quiser contribuir com isto.

NOVEMBRO 2010

Pílula pode combater contágio do vírus da AIDS

Um relatório divulgado nesta terça-feira (23) pelo Programa da ONU para Aids revela que 33 milhões de pessoas são portadoras do vírus HIV em todo o mundo. Uma cifra que ainda assusta, mas a própria ONU afirma que sinaliza uma queda no ritmo de avanço da doença.

O número de novas infecções caiu 19% na última década e, em 56 países, a quantidade de novos casos ficou estável ou mesmo diminuiu.

A região mais atingida continua sendo a África subsaariana, com 22 milhões e meio de casos – 5% da população total. Na América Latina, excluindo o México, 1,4 milhão de pessoas vivem com o HIV, o equivalente a 0,5% da população.

Uma das mais importantes publicações científicas do mundo divulgou nesta terça-feira (23) o resultado de um avanço fundamental na prevenção da Aids. O trabalho inclui cientistas de sete países, inclusive do Brasil. Uma pílula pode combater contágio do vírus da AIDS. A pesquisa está sendo testada entre homens homossexuais.

Fonte e reportagem completa: http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1631830-17665-308,00.html


Não é uma boa notícia, mas para a gente pensar!!!!!

81% dos jovens nunca usaram critérios de sustentabilidade ao comprar

No entanto, 34% dos entrevistados acreditam que privilegiar empresas responsáveis induz melhorias na sociedade, mostra estudo da ESPM.

Embora concordem que os cidadãos podem influenciar melhorias sociais por meio de suas escolhas de consumo, os jovens brasileiros ainda usam muito pouco seu poder de compra para induzir práticas sustentáveis nas empresas. Essa é a principal conclusão da pesquisa “Juventude, Consumo e Política”, realizada pelo Centro de Altos Estudos da Escola Superior de Propaganda e Marketing (CAEPM), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o banco Santander, apoiador pioneiro do Akatu. … Os entrevistados afirmaram que entre as principais dificuldades para praticarem o consumo consciente estão os preços dos produtos (para 45% os produtos sociais ou ambientalmente corretos são mais caros) e a dificuldade de identificar esses produtos e serviços (39%).

Confira reportagem inteira: http://www.akatu.org.br/central/noticias/2010/81-dos-jovens-nunca-usaram-criterios-de-sustentabilidade-ao-comprar


Um “banho” de energia na nossa Via Láctea:

A imagem é uma ILUSTRAÇÃO, mas representa a dimensão da radiação de raios gama, que está acontecendo no centro da nossa Via Láctea. A ilustração tem como uma “linha horizontal” dividindo as duas bolhas, a Via Láctea.

Confira a fonte e reportagem completa: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/11/telescopio-espacial-descobre-bolhas-no-centro-da-lactea.html

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,encontradas-bolhas-gigantes-de-radiacao-no-centro-da-via-lactea,637454,0.htm


OUTUBRO 2010

30 de outubro de 2010

Upcycling ganha espaço no Brasil e no mundo

O conceito prega aproveitar algo que seria descartado e agregar valor, transformando-o em um novo produto, sem precisar passar pelos processos de modificação física ou química da reciclagem.

Confira a reportagem no Cidades e Soluções da GNT:

Site do Terracycle no Brasil, confira e participe: http://www.terracycle.com.br/


26 de outubro de 2010

E o nosso lixo de cada dia?

A gente só fica observando o que acontece? Você está com lixo na mão, o que você faz? É só jogar fora? Aonde é esse fora?


25 de outubro de 2010

Aceite e dê um abraço, pelo simples fato de abraçar:



21 de outubro de 2010

Empresa japonesa mantém plantações dentro de seus escritórios

O Grupo Pasona, empresa do ramo de recrutamento profissional com sede em Tóquio, capital japonesa, mantém plantações no interior de seus escritórios. O objetivo da companhia é criar um ambiente de trabalho que coexista com a natureza. Os próprios empregados cultivam vegetais, frutas e até arroz na “fazenda urbana”.

Fonte e fotos: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/10/empresa-japonesa-mantem-plantacoes-dentro-de-seus-escritorios.html


18 de outubro de 2010

Inca deu novas recomendações sobre câncer de mama


Mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer exame a cada dois anos. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) divulgou  novas recomendações para reduzir a mortalidade por câncer de mama no país. Entre as novas estratégias, a entidade sugere que toda mulher com nódulo no seio tenha direito a receber diagnóstico no prazo máximo de 60 dias. Hoje em dia não existe tempo de espera definido para o resultado. O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil. Segundo o Inca, isso acontece porque a doença é confirmada quando já está em estágio avançado. No país, são 11 mil mortes causadas por câncer de mama por ano. Entre as mulheres, a doença representa cerca de 2,5% de todos os óbitos, segundo o Inca. No entanto, em mortes por câncer, o câncer de mama é o principal causador de mortes.
Por isso, o Inca recomenda que mulheres entre 50 e 69 anos de idade devem fazer mamografia a cada dois anos.

Novas recomendações:

1. Toda mulher tenha amplo acesso à informação com base científica e de fácil compreensão sobre o câncer de mama.
2. Toda mulher fique alerta para os primeiros sinais e sintomas do câncer de mama e procure avaliação médica.
3. Toda mulher com nódulo palpável na mama e outras alterações suspeitas tenha direito a receber diagnóstico no prazo máximo de 60 dias.
4. Toda mulher de 50 a 69 anos faça mamografia a cada dois anos.
5. Todo serviço de mamografia participe de programa de qualidade em mamografia. A qualificação, quando obtida, deve ser exibida em local visível às usuárias.
6. As mulheres saibam que o controle do peso corporal e da ingestão de álcool, além da amamentação e da prática de atividades físicas, são formas de prevenir o câncer de mama.
7. A terapia de reposição hormonal, quando indicada na pós-menopausa, seja feita sob rigoroso acompanhamento médico, pois aumenta o risco de câncer de mama.

Fonte e reportagem completa: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/10/inca-recomenda-que-resultado-de-mamografia-saia-em-ate-60-dias.html


17 de outubro de 2010

Meditação pela paz reúne mais de dois mil cariocas no Arpoador

América Medita aconteceu em cem cidades simultaneamente.
No Brasil, evento deste ano foi realizado em cinco capitais. Mais de duas mil pessoas, segundo os organizadores, se reuniram no final da tarde deste sábado (16), para meditar e pedir um pouco mais de paz no mundo, e, principalmente, no Rio de Janeiro. O evento América Medita, realizado simultaneamente em cem cidades das Américas, foi realizado na Pedra do Arpoador, na Zona Sul do Rio. Além do Rio, no Brasil, o América Medita também foi realizado em São Paulo, Recife, Salvador e Fortaleza. Todos, segundo os organizadores comungaram do mesmo espírito de paz com moradores de Nova York, Cidade do México, Bogotá, La Paz, Montreal Santo Domingo e Santiago,  entre outras cidades das Américas.

Fonte, foto e reportagem completa: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/10/meditacao-pela-paz-reune-mais-de-dois-mil-cariocas-no-arpoador.html


13 de outubro de 2010

Hermanos  bienvenidos y gracias por tu exemplo

Resgatados do ventre da Terra. Na verdade todos somos a todo instante, resgatados de algo, que vivemos individual ou coletivamente. Mas vimos, sentimos, presenciamos isso sendo feito com cuidado e dignidade, respeito, consciência de grupo … aonde cada um ao se cuidar é capaz de ajudar a cuidar do outro, este exemplo nos foi mostrado no o desenrolar e resgate dos 33 mineiros que ficaram soterrados no Chile. O papel de cada indivíduo aqui ou no ventre da Terra foi essencial para que tudo, absolutamente tudo corresse bem, tão bem como ocorreu. Trabalho individual, com discernimento e sabedoria de cada uma daquelas pessoas e trabalho em grupo  com uma sincronicidade e eficiência exemplares, para cada um de nós, cada uma de nossas sociedades e governos. Claro que a Boa notícia do dia, é esse resgate, esse renascimento desses 33 homens, das profundezas de nosso acolhedor colo da Terra.

Universo da Alma


10 de outubro de 2010

Após a eleição, a palavra de ordem é reciclagem

Todo o material usado em sua campanha, incluindo banners, cartazes, faixas, bandeirolas, vai virar renda para a população carente atendida pela organização não governamental (ONG) Nascente Pequena, do município de Guapimirim, na região serrana fluminense. Levando em conta que cada candidato consumiu, em média, entre 200 quilos e 250 quilos de material, somente os 1.643 candidatos que concorreram ao cargo de deputado estadual no Rio, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), geraram 410,75 toneladas. O resíduo será utilizado nos programas da ONG Nascente Pequena para a geração de uma linha de bolsas, entre outras peças, no curso profissional em máquinas industriais. O pólo de costura da ONG fica situado no centro de Guapimirim e na localidade de Citrolândia. Ali funcionam oficinas interativas que aproveitam retalhos para a confecção de bolsas, almofadas, cortinas, colchas e edredons, visando à geração de trabalho e renda para a comunidade carente local. O projeto utiliza mão de obra de presidiários em regime semiaberto. “Eles saem do presídio, trabalham conosco durante o dia e voltam à noite.

Fonte e reportagem completa: http://blog.eco4planet.com/2010/10/material-de-campanha-deveria-ser-reciclado/



8 de outubro de 2010

Pratique o silêncio da paz- meditação mundial dia 9 de outubro, sábado às 18h, por 7 minutos.

Quase sempre pensamos que a paz do mundo depende dos governantes, dos poderosos e nos sentimos de mãos atadas. Sem ação. Mas será que você não faz parte deste mundo? Querendo ou não, você é seu habitante e também responsável por ele.

“Se queremos paz, devemos praticá-la diariamente.” “Temos de nos tornar a mudança que queremos ver no mundo. Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim.” Frases de Mahatma Gandhi.

Simbolicamente una a sua paz a de muitas outras pessoas no “Silêncio da Paz” no dia 9 de outubro às 18 h, realizando 7 minutos de silêncio pela paz mundial.

Veja texto completo: http://www.personare.com.br/revista/identidade/materia/878/pratique-o-silencio-da-paz


7 de outubro de 2010

Outubro Rosa – luta contra o câncer de mama

Cristo Redentor ganha iluminação rosa pela luta contra câncer de m ama. Objetivo é chamar atenção sobre importância do diagnóstico precoce.
Neste ano, foco será necessidade de investimento na saúde da s mulheres.

O movimento “Outubro Rosa” surgiu a partir da ação homônima criada nos EUA, na Califórnia, em 1997, que foi marcada pela iluminação de monumentos históricos com luzes rosa. Durante o mês de outubro além do Cristo Redentor, o Monumento das Bandeiras, em São Paulo e outros monumentos públicos e edifícios privados estarão iluminados de rosa.

Assista à reportagem com Dr. Luis Fernando, no RJTV de 6 de outubro de 2010:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1351396-7823-OUTUBRO+E+O+MES+DA+PREVENCAO+DO+CANCER+DE+MAMA,00.html



4 de outubro de 2010

Consciente Coletivo

Dando sequência ao projeto da Akatu, HP e Canal Futura da série de animação Consciente Coletivo, eis o segundo filme dos 10, que aqui serão apresentados às segundas-feiras

A iniciativa pretende estimular, entre os telespectadores, reflexões sobre seu poder como consumidor para a construção de um mundo mais sustentável, mostrando como hábitos de consumo saudáveis e conscientes de cada um, podem melhorar os impactos no meio ambiente, na economia e na sociedade. A série, que é dirigida principalmente a crianças e jovens. Entre os temas abordados na campanha estão a sustentabilidade, as mudanças climáticas, o consumo de água e energia, o protagonismo, o estilo de vida, entre outros.



1º de outubro de 2010

Documento internacional reivindica o bem-estar animal

A campanha “Para Mim os Animais Importam”, da WSPA, está recolhendo, online, assinaturas para a Declaração Universal de Bem-Estar Animal, que será entregue no final do ano à ONU, com a intenção de criar leis mundiais de proteção aos bichos. Em 4 de outubro, comemora-se o Dia Mundial dos Animais. Que tal assinar o documento em homenagem à data?
Até o dia da entrega da Declaração, a ONG promoverá a campanha “Para Mim os Animais Importam”, que pretende incentivar as pessoas a assinar, online, o documento, mostrando que se interessam pela causa. Quanto mais adesões, maior será a chance da ONU aprovar as diretrizes da Declaração, na opinião da WSPA.

Participe, acesse o site abaixo, e adicione seu apoio:

http://www.animalsmatter.org/pt/supporter/new

SETEMBRO 2010

29 de setembro de 2010

Amamentação e saúde

Mais uma vez comprovado o que sempre se soube: Bebês que tomam só leite materno até 6 meses têm melhor imunidade. Bebês alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade ganham proteção extra contra infecções, dizem cientistas gregos. O efeito observado independe de fatores como acesso à saúde e programas de vacinação, eles explicam. A equipe ressalta, no entanto, que o benefício só ocorre quando o bebê é alimentado com leite da mãe apenas. Ou seja, acrescentar fórmulas ao leite materno não produz o mesmo efeito.

Fonte e reportagem completa: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/09/bebes-amamentados-somente-com-leite-materno-ate-os-6-meses-tem-melhor-imunidade.html


27 de setembro de 2010

Akatu, HP e Canal Futura lançam série de animação Consciente Coletivo

A iniciativa pretende estimular, entre os telespectadores, reflexões sobre seu poder como consumidor para a construção de um mundo mais sustentável, mostrando como hábitos de consumo saudáveis e conscientes de cada um, podem melhorar os impactos no meio ambiente, na economia e na sociedade. A série, que é dirigida principalmente a crianças e jovens. Entre os temas abordados na campanha estão a sustentabilidade, as mudanças climáticas, o consumo de água e energia, o protagonismo, o estilo de vida, entre outros.

Fonte e reportagem completa: http://www.akatu.org.br/central/noticias_akatu/2010/asas-1


25 de Setembro de 2010

Consumidores podem ter acesso a gravações de centrais de atendimento.

Cidadãos têm o direito de exigir o cumprimento da lei, sem custos. Quando ligamos para uma central de atendimento, para contratar ou cancelar um serviço, a conversa fica gravada. Por lei, as empresas são obrigadas a manter essas gravações por 90 dias.

Confira a reportagem do jornal Bom dia Brasil, de 24/09/2010


23 de Setembro de 2010

É PRIMAVERA a partir das 00:09h, do dia de hoje e terá a duração de 89,85 dias.

Ouça Primavera de Vivaldi e assista este filminho  de 3,27min e veja a consagração desta estação, pelos pássaros na Natureza:



22 de setembro  –  Dia Mundial Sem Carro

No centro da cidade Rio de Janeiro, terá mais de 2 mil vagas proibidas no Dia Mundial Sem Carro. Nove bairros da Zona Oeste terão limite de velocidade de 30 km/h. O centro do Rio terá mais de 2 mil vagas com o estacionamento proibido, o que significa o dobro do que foi estipulado em 2009, quando a cidade também aderiu ao movimento, que é comemorado simultaneamente em várias cidades do mundo. O objetivo da ação, que se iniciou em 1988, na França, é conscientizar as pessoas sobre os danos da emissão de gases do efeito estufa e ressaltar a importância do uso sustentável dos meios de transporte. As vagas do Rio Rotativo e oficiais (reservadas aos órgão públicos), no Centro do Rio, estarão bloqueadas nas avenidas Presidente Antonio Carlos, 1º de Março e Rio Branco, além de todas as transversais, desde a Rua Santa Luzia (em frente à Cinelândia) até a Candelária. A prefeitura estima que cerca de 2.100 veículos deixarão de estacionar e também circular na região neste dia.

Fonte e reportagem completa: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/09/centro-do-rio-tera-mais-de-2-mil-vagas-proibidas-no-dia-mundial-sem-carro.html


21 de Setembro de 2010

Utilidade Pública – Lista dos aparelhos mais e menos ecologicos:

A finlandesa Nokia e a sueco-japonesa Sony Ericsson estão no topo da lista dos dispositivos que mais respeitam o ambiente, como foi apontado pela O2. Já a LG e a PALM são as que lideram a lista de aparelhos mais ecologicamente incorretos. As lideres da ecologia neste setor tem seus respectivos programas divulgados na Internet através dos sites Nokia WE e Sony Ericsson Green Heart. Os primeiros da lista de “amigos da natureza” são confeccionados com mais materiais reciclados, tanto no aparelho quanto na embalagem, e também são os mais eficientes em termos de consumo de bateria. O novo sistema de classificação criado no Reino Unido irá servir de base para que as empresas façam melhorias em seus aparelhos.

Top 10 dos mais ecologicos:  Sony Ericsson Elm: 4.3 de 5;  Nokia 6700: 4;  Nokia C7: 4;  Nokia 1800: 4;  Samsung GT-S8500: 4;  Sony Ericsson Zylo: 4;  Sony Ericsson Xperia X10 mini pro: 4;  Sony Ericsson Xperia X10 mini: 4; * Sony Ericsson Vivaz Pro: 3.9; * Nokia E500: 3.9

Top 10 dos menos ecologicos:  LG Etna: 2.7;  Palm Pre Plus: 2.7;  LG Chocolate: 2.9;  LG Cookie: 2.9;  HTC HD2: 2.9;  LG GT 350: 3.1;  LG GW300 Etna 2: 3.1;  Samsung C3050: 3.1;  LG GT 540: 3.2;  Sony Ericsson Satio: 3.2.

Fonte: http://blog.eco4planet.com/2010/09/nokia-e-sony-ericsson-lideram-a-lista-de-telefones-ecologicos/


7 de setembro de 2010

Fiocruz inaugura borboletário com espécies do continente americano

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) inaugurou, o “Jardim das Borboletas”, um lugar ornamentado por plantas e interatividade, protegido por rede e habitado por quatro espécies de borboletas. O borboletário foi instalado no campus de Manguinhos, no subúrbio do Rio, próximo à Avenida Brasil. A visitação é gratuita.

Fonte e reportagem completa: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/08/fiocruz-inaugura-borboletario-com-especies-do-continente-americano.html

4 de setembro de 2010

Novo tratamento elimina células com HIV sem prejudicar as saudáveis

Uma equipe de cientistas das Universidade Hebraica de Jerusalém destruiu em laboratório células humanas infectadas com o vírus HIV – sem prejudicar as saudáveis. O novo tratamento à base de peptídios (polímeros de aminoácidos) interfere diretamente na replicação da célula contaminada, provocando sua autodestruição.

“Os tratamentos usuais matam o vírus que penetraram no corpo durante a infecção. Já o tratamento com os peptídios age diretamente nas células infectadas com o HIV”, afirma um dos médicos do estudo Abraham Loyter. Segundo ele, as células humanas submetidas ao tratamento foram eliminadas definitivamente em apenas duas semanas. Um avanço significativo, uma vez que as terapias existentes hoje tentam matar o vírus presente na célula com o risco de um retorno da infecção se o tratamento é interrompido ou se o vírus se tornar imune.

As informações da pesquisa, publicada no jornal Aids Research and Therapy, são do jornal israelense Haaretz.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/cientistas-israelenses-desenvolvem-tratamento-que-elimina-celulas-com-hiv


1 de setembro de 2010

STF suspende probição de piadas com políticos durante as eleições

Desde 1997, a TV e o rádio não podem usar recursos que degradem ou ridicularizem o candidato, partido ou coligação três meses antes da eleição. Na quinta-feira à noite, o ministro Carlos Ayres Brito, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu a legislação que proibia piadas com políticos em programas de humor.Regra que, para a Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), é um desrespeito à liberdade de expressão: “Nós vimos nestes artigos uma forma de censura e de limitação da liberdade de imprensa e de expressão no nosso país”, disse o presidente da Abert, Daniel Pimentel.Com a decisão do ministro Carlos Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal, os candidatos já podem ser alvo de programas humorísticos, motivos de piadas. Mas a liminar ainda terá de ser julgada pelo plenário do STF.“A liberdade de imprensa, ou é total, ou não é liberdade de imprensa”, disse o ministro do STF Carlos Ayres Britto.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/08/ministro-do-stf-suspende-legislacao-que-proibe-programas-de-humor-de-fazer-piadas-com-politicos.html

AGOSTO 2010


27  de agosto de 2010

Saiba como denunciar queimadas


Mais uma  vez, infelizmente não é uma Boa notícia o que apresentamos aqui, mas sim um serviço de utilidade pública: O Ibama oferece telefone de ‘Linha Verde’ para denúncias. Também é possível falar com Bombeiros e órgãos locais.  O tempo seco no Centro-Oeste e áreas do Norte tem aumentado o número de queimadas nessas regiões, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Para agilizar o combate aos focos de incêndio, o Ibama conta com o serviço da “Linha Verde”, um canal de comunicação criado para denúncias a queimadas em todo o país.

O número é gratuito e funciona 24 horas. Para denunciar incêndios em seu estado basta ligar para 0800-61-8080 e detalhar, o máximo possível, a localização e a intensidade do incêndio. Denúncias também pode ser feitas pela internet, pelo e-mail: linhaverde@ibama.gov.br

Para avisar sobre as queimadas nos estados:

Secretarias Estaduais do Meio Ambiente

AC (68) 3223-3090; AL (82) 3315-2680; AM (92) 3642-4724; AP (96) 3212-5310; BA (71) 3115 6288; CE (85) 3101-5520; DF (61) 3355-8060; ES (27) 3136-3441; GO (62) 3201-5150; MA (98) 3218-8956; MG (31) 3915-1299; MS (67) 3318-4100; MT (65) 3613-7200; PA (91) 3184-3349; PB (83) 3218-5661; PE (81) 3181-1700; PI (86) 3216-2038; PR (41) 3304-7700; RJ (21) 2334-5906; RN (84) 3232-2400; RO (69) 3216-1065; RR (95) 2121-9176; RS (51) 3288-8100; SC (48) 3029-9014; SE (79) 3179-7310; SP (11) 3133-3000; TO (63) 3218-2600

Fonte e reportagem completa: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/08/saiba-como-denunciar-queimadas.html


24  de agosto de 2010

Humor sem censura

Não tem como considerarmos este assunto como Boa notícia, mas fazer a mobilização para que isto não aconteça é extremamente necessário. Aqui é um trecho do programa CQC, que fala do HUMOR SEM CENSURA, de 23 de agosto de 2010, de uma passeata organizada por humoristas, no Rio de Janeiro:



20  de agosto de 2010

Butantan cria método com célula-tronco contra cegueira

O Instituto Butantan, do governo do Estado de SP, acaba de desenvolver um novo tratamento para pacientes que perderam a visão devido a lesões na córnea. A técnica utiliza células-tronco retiradas da polpa de dentes de leite e, a partir de setembro, começam a ser testadas em humanos, em parceria com o Instituto da Visão da Unifesp. … As células retiradas da polpa do dente de leite são incorporadas ao tecido ocular dos pacientes e recobertas por uma espécie de lente feita de um material semelhante à placenta.

Fonte e reportagem completa: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/785605-butantan-cria-metodo-com-celula-tronco-contra-cegueira.shtml

14 de agosto de 2010

Lixo orgânico é transformado em adubo por rede de supermercados no Rio de Janeiro

O lixo brasileiro é dos mais ricos do mundo em matéria orgânica.A atitude inovadora contribui para diminuir os lixos nos aterros sanitários. Os resíduos orgânicos são coletados e transformados em ricos nutrientes para o solo.

Confira na íntegra, nestes dois filmes o programa Cidades e Soluções, da GNT, que mostra este tema:



11 de agosto de 2010

Novo site esclarece dúvidas do consumidor

Serviço gratuito na rede oferece dicas de consumo consciente, notícias e informações sobre direitos. Quais os documentos necessários para fechar uma conta bancária? Quando e como exigir assistência técnica de forma gratuita? Dúvidas como essas fazem parte do cotidiano de muitos brasileiros e eles podem contar com o auxílio online e gratuito do site Consumo em Pauta para encontrar respostas a essas perguntas. O Consumo em Pauta traz também notícias, artigos, curiosidades, dicas de consumo consciente e agenda de eventos relacionados à temática do consumo. Caso o usuário não consiga encontrar uma resposta para sua busca, pode encaminhar sua dúvida por e-mail.

Fonte e reportagem completa: http://www.akatu.org.br/central/noticias/2010/site-ensina-sobre-deveres-e-direitos-do-consumidor

Site CONSUMO EM PAUTA: http://www.consumoempauta.com.br/


9 de agosto de 2010

Reencarnação, agora é estudo médico

Duas brasileiras são parte de um estudo feito por um médico americano, que há 40 anos investiga casos de reencarnação. Uma diz que morreu atropelada por um trem; outra, na 2ª Guerra Mundial. Apesar de não ter comprovação científica, a teoria da reencarnação é estudada pelo médico psiquiatra Jim Tucker, da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos. Ele dá continuidade à pesquisa iniciada há mais de 30 anos pelo também psiquiatra Ian Stevenson, que morreu em 2007.

Assista a reportagem completa abaixo:



7 de agosto de 2010

Instituições do Rio recolhem sobras de remédios e distribuem de graça

Medicamentos dentro da validade que iriam para lixo vão para necessitados. Para se beneficiar da doação é preciso apresentar receita médica.  …   Como a venda fracionada de remédios ainda não vingou no Brasil, as sobras de medicamentos dentro da validade continuam lotando as gavetas das pessoas – que geralmente esperam vencer para, em seguida, jogar no lixo. Mas eles podem ter um destino muito mais útil. No Rio, pelo menos duas instituições recebem sobras de remédios dentro da validade e as distribuem gratuitamente…. Para associar-se à Asaprev-RJ é necessário ser aposentado ou pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Na inscrição, é preciso levar duas fotos 3×4, documentos de RG e CPF, comprovante de renda e também pagar uma taxa trimestral, que varia de R$ 6 a R$ 18, dependendo da renda do aposentado.

Serviço de distribuição:

* Asaprev-RJ – Av. Rio Branco 156 – 20 andar sala 2021 a 2024 / Edifício Av. Central – Centro. A distribuição funciona toda terça-feira, das 9h as 16h. As doações podem ser feitas de 2ª a 6ª, no mesmo horário.

* Paróquia da Santíssima Trindade – Rua Senador Vergueiro, 141 – Flamengo. A distribuição é todo sábado, das 8h às 11h. As doações podem ser feitas todos os dias, lembrando que a igreja fica fechada das 12h às 14h para almoço.

Fonte e reportagem completa: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/07/instituicoes-do-rio-recolhem-sobras-de-remedios-e-distribuem-de-graca.html


4 de agosto de 2010

BP diz que operação para fechar poço danificado no Golfo ‘funcionou’

Empresa injetou no duto do vazamento mistura de cimento e lodo pesado. BP afirma que pode fechar definitivamente poço ainda esta semana. A companhia petrolífera British Petroleum (BP) informou nesta quarta-feira (4) que a operação para fechar definitivamente o poço danificado no Golfo do México funcionou. Desde a explosão e afundamento da plataforma “Deepwater Horizon”, em 20 de abril, as tentativas de limpeza e contenção do vazamento conseguiram captar cerca de 800 mil barris de petróleo que vazaram pelo poço, de um total de aproximadamente 4,9 milhões, no maior desastre ambiental da histíoria americana. A operação consistiu em empurrar o petróleo que vaza do poço até seu lugar original, mediante a injeção de cimento e lodo pesado. Segundo a BP, a pressão do poço está controlada pela pressão hidrostática dessa mistura de cimento e lodo, e é o “resultado desejado” do processo iniciado nesta terça. A companhia acrescentou que supervisionará o poço danificado, e não descartou que possam ser necessárias mais injeções da mistura. A companhia petrolífera acredita que pode dar por finalizado o fechamento do poço ainda nesta semana se não se houver contratempos.

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/08/bp-afirma-que-operacao-para-fechar-poco-danificado-funcionou.html



1 de agosto de 2010

Mancha de óleo no Golfo do México se dissipa mais rápido. Os cientistas estão procurando as explicações. Podem ser vários motivos.

Depois da catástrofe, uma boa notícia. A mancha de óleo no Golfo do México está se dissipando bem mais de pressa do que esperado. Os cientistas estão procurando as explicações.

Podem ser vários os motivos: a grande quantidade de bactéria que se alimenta de óleo nessa região; duas fortes tempestades nas últimas semanas; a evaporação natural do óleo; e o trabalho incansável dos técnicos e pescadores, que divididos em quase 1,5 mil barcos, ajudam a limpar as águas.

Fonte e reportagem completa: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/07/mancha-de-oleo-no-golfo-do-mexico-se-dissipa-mais-rapido.html

JULHO 2010

29 de julho de 2010

Efeito Reciclagem

Eis aqui outros três filminhos, curtos também, sobre o trabalho do  Claudinês Alvarenga, um catador de lixo, que  através do olhar do diretor e roteirista de cinema  Sean Walsh. A história é puro reflexo de qualquer cidade grande (no caso, São Paulo) e mostra a enorme importância do trabalho destas pessoas que ainda são marginalizadas ns ruas. O documentário mostra como Claudinês conseguiu, aos poucos, mobilizar todos em sua família sobre a importância da reciclagem e ainda conscientizar os parentes de que esse trabalho tem impacto direto em suas vidas e para a preservação do meio ambiente.

Se você quiser assitir o primeiro filminho, confira em: https://universodalma.wordpress.com/a-boa-noticia-do-dia/

Eis os filmes, reciclagem papel, plástico e metal:

27 de julho de 2010

Efeito Reciclagem

Você vai acompanhar na “Boa notícia do dia”, uma sequência, ao longo dos dias, da estória de Claudinês Alvarenga, um catador de lixo,  através do olhar do diretor e roteirista de cinema  Sean Walsh. A história é puro reflexo de qualquer cidade grande (no caso, São Paulo) e mostra a enorme importância do trabalho destas pessoas que ainda são marginalizadas ns ruas. O documentário mostra como Claudinês conseguiu, aos poucos, mobilizar todos em sua família sobre a importância da reciclagem e ainda conscientizar os parentes de que esse trabalho tem impacto direto em suas vidas e para a preservação do meio ambiente.

É uma sequência de 4 filminhos, que você vai assitir cada um aqui no Universo da Alma.

Nos conscientizarmos de que produzimos lixo sim, mas como tratamos dele e como ele pode se transformar numa alternativa de melhora de qualidade de vida para as pessoas, como fonte de renda, faz A diferença.

Eis o primeiro filminho, a duração é de 2,07min, aguarde os outros três, nos próximos dias em nosso site


21 de julho de 2010

O verdadeiro papel da verdadeira Mídia

Estudo mostra que projeto da MTV sobre Aids mudou atitude de jovens

Programas da MTV sobre o vírus HIV e a Aids, destinados a jovens de alguns dos países de mais alto risco na África e no Caribe, tiveram um efeito significativo no comportamento em relação à doença, segundo estudo divulgado nesta terça-feira. Com o apoio da ONU (Organização das Nações Unidas), um projeto do canal de música MTV usou dramas de televisão destinados aos jovens para transmitir mensagens sobre os riscos de infecção pelo vírus HIV, decorrentes de sexo desprotegido, parceiros múltiplos e uso de drogas injetáveis, e também para dar informações sobre os testes, tratamentos e a superação do estigma causado pela doença.

Fonte e reportagem inteira: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/769762-estudo-mostra-que-projeto-da-mtv-sobre-aids-mudou-atitude-de-jovens.shtml


18 de julho de 2010

Ilha da reciclagem

O projeto holandês Recycled Island consiste em construir uma enorme ilha capaz de abrigar as pessoas que poderão perder suas casas por causa de fenômenos provocados pelas mudanças climáticas.  Imagine juntar todo o plástico que hoje está flutuando sobre as águas do Giro Pacífico Norte (região oceânica que é considerada o maior depósito de lixo do planeta) e usar esses resíduos para construir uma ilha sustentável com as mesmas proporções territoriais de uma cidade como Manaus. Parece loucura? Não para os arquitetos do Whim Arctects, da Holanda, que colocaram a ideia no papel ao pensar na Recycled Island, uma enorme ilha capaz de abrigar as pessoas que poderão perder suas casas por causa de fenômenos provocados pelas mudanças climáticas. O objetivo é formar um território insular flutuante onde existam casas, comércio, lazer e plantações. “Queremos propor um habitat confortável, mas que não precise depender (tanto) de recursos oferecidos por outros países”, diz Ramon Knoester, um dos criadores da ideia, que está em estudos para ser viabilizada. Por enquanto, não passa de uma ilha imaginária cuja matéria-prima continua a boiar e poluir nossos mares: http://www.recycledisland.com

Fonte: http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/094/mente_aberta/conteudo_572130.shtml


14 de julho de 2010

AGORA É PARA VALER

Sacolas plásticas banidas do comércio no Rio de Janeiro a partir desta sexta-feira 16 de julho de 2010

O uso de sacolas plásticas para embalar mercadorias fica restrito no Rio de Janeiro a partir desta sexta-feira, com a entrada em vigor da Lei nº 5.502 de 2009. Os parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado tinham aprovado o adiamento para janeiro de 2011, mas o Diário Oficial do estado publicou nesta terça-feira o veto do governador Sérgio Cabral.

“Estamos preparados para cumprir essa lei, os mercados vão dar desconto de 3 centavos em cada cinco itens para quem não quiser levar a sacola.”

Em quase um ano da campanha Saco É um Saco, do Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria do Ambiente do estado, foram recolhidos mais de 600 milhões de sacolas plásticas no Rio de Janeiro. A assessoria da Secretaria do Ambiente informou que a campanha vai ser intensificada com o objetivo de esclarecer a população sobre os prejuízos que o plástico causa ao meio ambiente, já que a decomposição do material leva até 500 anos.

RECUSA, REDUZA, REUTILIZE

Fonte e reportagem completa: http://wp.clicrbs.com.br/anverde/2010/07/13/sacolas-plasticas-banidas-do-comercio-no-rio-de-janeiro-a-partir-desta-sexta-feira/?topo=84,2,18,,,84

Site Saco é um Saco: http://www.sacoeumsaco.com.br/

Blog Saco é um Saco: http://www.sacoeumsaco.com.br/blog/


12 de julho de 2010

Você sabia?

Lei garante devolução de IPVA a quem tem carro roubado

Você sabia que se o seu carro for roubado você tem direito à restituição do IPVA? O imposto a ser devolvido varia de acordo com o valor já pago do IPVA e com o mês em que o carro foi roubado. Por exemplo, quem quitou o IPVA e ficou sem o carro em junho, recebe a metade do dinheiro de volta. “O contribuinte tem direito a pedir a restituição em até cinco anos depois de quitado o IPVA”, diz a inspetora de arrecadação Suzana Dobjenski. Mas o valor será devolvido de acordo com as regras de cada estado. Para receber o dinheiro de volta é preciso procurar a Receita Estadual, preencher um formulário e apresentar documentos pessoais, os do veículo, boletim de ocorrência, entre outros. Se o pedido for feito mais de três meses depois do roubo, é exigido também um comprovante de que o veículo não foi encontrado.

Fonte e reportagem completa: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/07/lei-garante-devolucao-de-ipva-quem-tem-carro-roubado.html


10 de julho de 2010

Plenário aprova projeto que trata da política nacional de resíduos sólidos


O projeto ficou parado quase duas décadas no Congresso, aguardando aprovação. O plenário do Senado aprovou, na noite de 7 de julho último, o projeto que trata da política nacional de resíduos sólidos. Pela proposta, governos, empresas e cidadãos terão responsabilidade compartilhada na eliminação do lixo. O texto traz o conceito da logística reversa, que atribui a fabricantes, importadores, distribuidores e vendedores a responsabilidade de recolher as embalagens usadas. Também estabelece que os municípios terão quatro anos para aprovar os seus planos diretores de tratamento de resíduos sólidos. O projeto, que tramitava há 19 anos no congresso, segue agora para sanção presidencial. Sem uma lei nacional, cada cidade segue as próprias regras em relação ao lixo. Agora, todos – poder público, indústria, comércio e consumidores – vão ter que dividir a responsabilidade por todas as etapas do lixo.

Fonte: http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1605134-17665-313,00.html


7 de julho de 2010

O mangue ainda vive no Rio de Janeiro

Atitudes do governo e da população, podem fazer uma grande diferença e não precisa muito para isso, apenas perceber o real valor de cada coisa. Veja o exemplo de Jequiá, uma área de Manguezal na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. O que foi feito e pode mais ser feito.

Assista o filme de 3,5 min.


2 de julho de 2010

Por mais cidades sem fome – ONG Cidades sem Fome – as 21 hortas do projeto rendem mais de 500 reais por mês para 110 pessoas carentes e beneficiam até 660 pessoas, em São Paulo. Agora, o desafio é expandir as plantações para outras regiões pelo Brasil

No país do “em se plantando tudo dá”, e com a ajuda da tecnologia, todo solo pode ser cultivado. Isso é o que diz a experiência do gaúcho que mora em São Paulo, Hans Dieter Temp, fundador da ONG Cidades sem Fome.

A ONG Cidades sem Fome identifica os terrenos ociosos e assina com o proprietário – que pode ser instituição pública, pessoa física, empresa, igreja, escola etc. – um contrato de comodato por tempo indeterminado. Caso haja outros planos para o local, a horta tem algum tempo para ser desfeita.

Antes de serem escolhidos, os locais passam por uma avaliação técnica e não podem estar contaminados com metais pesados ou óleo. O segundo critério para eleger o terreno é a disponibilidade de água gratuita, de poços ou nascentes, para irrigar a horta. A água das chuvas também é coletada dos telhados próximos e jogada em uma cisterna para ser purificada e utilizada.

Fonte e reportagem completa: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/ong-cidades-sem-fome-hortas-comunitarias-hans-dieter-temp-573722.shtml?func=2

Site da ONG Cidades sem Fome: http://cidadessemfome.org/pt/


JUNHO 2010

30 de junho de 2010

Propagandas de alimentos não saudáveis terão mensagens de alerta.

Anvisa publicou resolução que torna obrigatória a informação ao consumidor. Medida inclui também publicidade de refrigerantes e outras bebidas. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta terça-feira (29) no Diário Oficial da União uma resolução que obriga que as propagandas de alimentos considerados com quantidades elevadas de açúcar, de gordura saturada, de gordura trans, de sódio, e de bebidas com baixo teor nutricional, como os refrigerantes, venham acompanhadas de mensagens alertando para os riscos à saúde em caso de consumo excessivo. As empresas terão 180 dias para se adequar à resolução. Segundo a Anvisa, o regulamento técnico publicado tem como objetivo “coibir práticas excessivas que levem o público, em especial o público infantil a padrões de consumo incompatíveis com a saúde e que violem seu direito à alimentação adequada”. As mensagens publicitárias devem ser acompanhadas de alertas sobre os perigos do consumo excessivo desses nutrientes.

Fonte e reportagem completa: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/06/propagandas-de-alimentos-nao-saudaveis-terao-mensagens-de-alerta.html



22 de junho de 2010

Você sabia que o Disque-Denúncia realiza uma campanha contra balões entre os meses de abril e setembro, já há 11 anos?

A partir desta segunda-feira (21 de junho), a recompensa oferecida pelo Disque-Denúncia para informações sobre fábricas de balões, soltura ou comercialização será de até R$ 2 mil, em todo o estado do Rio de Janeiro. Antes, esse valor variava de R$ 300 a R$ 1 mil. Mas devido à repercussão do incêndio ocorrido no último fim de semana, que destruiu uma área de mata equivalente a quatro estádios do Maracanã, na Zona Sul, o órgão decidiu aumentar a recompensa.

Para informações sobre soltura ou fábrica de balões, o telefone do Disque-Denúncia é o 2253-1177. E o Batalhão Florestal também recebe informações através dos números 2701-8262 ou 2701-0832

Fonte e reportagem completa: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/06/sobe-para-r-2-mil-recompensa-para-informacao-sobre-baloes.html



19 de junho de 2010

Você já ouviu falar no projeto Rio Como Vamos?

O Rio Como Vamos é uma iniciativa apartidária, que pretende monitorar a gestão municipal na cidade do Rio de Janeiro. Queremos que aqueles a quem elegemos – prefeito e vereadores – prestem contas de suas atividades. Acreditamos que somente uma boa governança pública com continuidade pode propiciar uma boa qualidade de vida para os seus cidadãos.

O Rio Como Vamos não está sozinho. Sua inspiração vem da experiência bem-sucedida iniciada na cidade de Bogotá, na Colômbia. Em dez anos, essa iniciativa da sociedade civil conseguiu transformar a capital colombiana e melhorar as condições de vida da população.

A rede Como Vamos também recebe o nome de Rede Cidadã por Cidades Justas e Sustentáveis. Integram a rede na América Latina: Barranquilla, Bogotá, Calí, Cartagena e Medellín (Colômbia), Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru), Quito (Equador) e Santiago (Chile).

Todas as cidades estão unidas pelo mesmo objetivo: Monitorar e aprimorar seus indicadores de qualidade de vida. No Brasil, a rede começou com o movimento Nossa São Paulo, que acompanha os principais indicadores e metas do Executivo e do Legislativo municipais, a fim de contribuir para a eficácia e transparência das políticas públicas.

Hoje, nacionalmente, foi criada a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Fazem parte dela: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outras cidades no país

Fonte e mais informações: http://www.riocomovamos.org.br/index.php e http://riocomovamos.org.br/rosiska/



17 de junho de 2010

São Paulo ganha primeiro hospital público do país especializado em transplantes

A partir de hoje, o estado de São Paulo passa a contar com o primeiro hospital público do país especializado em transplantes de tecidos e órgãos. Com capacidade para realizar até 636 cirurgias anuais, a unidade contará com 80 médicos que realizarão transplantes de córnea, rim, pâncreas, fígado e medula óssea. … “Queremos ser o principal transplantador de fígado, córnea, medula óssea e pâncreas e, em curto espaço de tempo, esperamos fazer praticamente a metade do número de transplantes renais que o Hospital do Rim faz hoje. Agora, a queda no tempo de espera vai depender dos doadores e do aumento da captação de órgãos”, disse Mansur durante a inauguração do hospital.

Fonte e reportagem completa:  http://www.band.com.br/jornalismo/saude/conteudo.asp?ID=315679


12 de junho de 2010

A importância de um trabalho muito maior – O treinamento zen budista para PMs

O programa Cidades e Soluções, da GNT, destacou um projeto inovador, que tem o objetivo de trabalhar o relacionamento interpessoal e o equilíbrio emocional de policiais militares do Espírito Santo. É o treinamento zen budista para PMs, que acontece no Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu, ES.  São alguns dias de mudança radical na rotina dos policiais, que no mosteiro podem conviver com o silêncio e atividades como meditação, tai chi chuan, cerâmica e ikebana.


9 de junho de 2010

Direitos aos portadores de câncer

Você sabia que pessoas portadoras de câncer tem direitos especiais, junto à nossa legislação brasileira?

Alguns hospitais em São Paulo, como o Hospital do Câncer, criaram cartilhas para orientar os pacientes.

Veja alguns desses direitos:

* É lei: todo paciente de câncer, independente do tipo e da gravidade, pode sacar o Fundo de Garantia por tempo de serviço, o FGTS; assim como o PIS/PASEP. O paciente também tem direito a licença médica e a receber o auxílio-doença. Outro direito é a isenção de imposto de renda. Esses benefícios devem ser solicitados ao INSS. Os doentes também podem exigir mais rapidez da Justiça em qualquer processo. Para isso, basta fazer um requerimento diretamente ao juiz responsável pela Vara onde está o caso.

* O carro adaptado é isento de:

– IPI, o imposto sobre produtos industrializados

– IOF, o imposto sobre operação financeira

– ICMS, o imposto sobre circulação de mercadorias e serviços.

Ao todo o desconto gira em torno dos 20% sobre o valor de mercado do carro.

Confirme a reportagem completa em:

http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL1598624-10344,00-PACIENTES+COM+CANCER+TEM+DIREITOS+ESPECIAIS+CONHECA+QUAIS+SAO.html

No site do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, você encontra a cartilha completa com todos esses direitos, verifique no endereço e clique aonde é indicado:

http://www.ibcc.org.br/indexSite.htm



5 de junho de 2010

Dia Internacional do Meio Ambiente

Clique e veja esta mensagem da The Nature Conservancy


3 de junho de 2010

No próximo dia 5 de junho  é o dia mundial do meio Ambiente.

“Podemos ter atitudes e práticas mais conscientes e contribuir para a sustentabilidade da vida no Planeta. Consumir com consciência não é não consumir, mas sim consumir de uma forma diferente, conhecendo os impactos desse consumo para a sociedade, para o meio ambiente e para a economia”, afirma Heloisa Mello, gerente de operações do Instituto Akatu.

Veja o que Ricardo de 8 anos, tem a falar:



2 de junho de 2010

Especialistas internacionais destacam atuação brasileira em questões ambientais.

O Brasil vem se tornando protagonista e referência internacional em um domínio relativamente novo e complexo: o do direito ambiental. No STJ (Superior Tribunal de Justiça), o tema já foi julgado em cerca de três mil processos.Para o coordenador de Direito do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), Bakery Kante, “a atuação do STJ na área ambiental não é apenas boa. É mais que isso, é excelente”. Segundo ele, a jurisprudência consolidada nos últimos anos representa uma “atitude pró-ativa” no esforço de se progredir no campo da proteção ao meio ambiente. Visão semelhante foi expressa por Sheila Abed, presidente da Comissão Mundial de Direito Ambiental, órgão ligado à UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza). Segundo ela, a atuação brasileira na defesa do meio ambiente, exemplificada pelo STJ, é “um exemplo a ser seguido por países de todo o mundo”. A afirmação foi feita durante a assinatura de um convênio com o STJ para a criação do Portal Judicial Ambiental. O site reunirá na internet legislações, jurisprudências e doutrinas jurídi cas das cortes dos países que integram o Sistema Nações Unidas.

Fonte e repostagem completa:   http://operamundi.uol.com.br/noticias_ver.php?idConteudo=4311


MAIO 2010

31 de maio de 2010

Rio ganhará “aterro ecológico” para 5.000 toneladas/dia de lixo

Instalação em Itaboraí terá coleta seletiva, reciclagem de escombros e descontaminação. O Estado do Rio de Janeiro terá seu primeiro aterro sanitário ambientalmente completo – com tratamento do lixo – a partir de agosto deste ano. O CTR (Centro de Tratamento de Resíduos) Itaboraí, na região metropolitana, poderá receber até 5.000 toneladas de lixo ao dia e, diante da estagnação dos chamados lixões, será uma alternativa principalmente para a capital e cerca de outros dez municípios do leste fluminense, como Niterói, São Gonçalo, Tanguá, Rio Bonito, Maricá.

Fonte e reportagem completa: http://noticias.r7.com/rio-e-cidades/noticias/rio-ganhara-aterro-ecologico-para-5-000-t/dia-de-lixo-20100528.html

Confira uma reportagem do Jornal Nacional de 15 de maio de 2010, qual a diferença de um aterro Sanitário Ecológico e um lixão:

 



29 de maio de 2010

Fluxo de óleo no poço do Golfo do México parou, diz Guarda Costeira dos Estados Unidos

INFELIZMENTE NÃO FOI POSSÍVEL CONTER O FLUXO DO PETRÓLEO, CONTINUA VAZANDO 30/05/2010

Desafio agora é manter o poço fechado, segundo almirante americano. A empresa British Petroleum responsável pelo vazamento afirma que os trabalhos ‘vão bem’. O fluxo de óleo e gás do poço que vazou no Golfo do México foi parado pela injeção de lama, mas o desafio agora é manter a vedação, disse nesta sexta-feira (28) o almirante Thad Allen, comandante da Guarda Costeira dos EUA. Em entrevista ao programa “Good Morning America”, ele disse que as próximas 12 a 18 horas serão “bastante críticas” nos esforços de deter o vazamento, que provocou um desastre ambiental. O procedimento para vedar o vazamento prevê a injeção de lodo e cimento, uma operação que nunca foi tentada a essa profundidade antes – o poço está 1,5 mil metros abaixo do nível do mar.

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/05/guarda-costeira-diz-que-vazamento-parou-nos-eua-mas-bp-nao-confirma.html


27 de maio de 2010

Cresce, no Brasil, o número de prefeituras com cuidados verde

Os municípios brasileiros têm expandido ações para o meio ambiene. O levantamento é da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na semana passada. Em 2009, 84,5% dos municípios tinham algum órgão para tratar do meio ambiente. Em 2008, o percentual era de 77,8%. Mesmo não sendo a região mais desenvolvida do país, o Norte tem o maior percentual de municípios com estrutura administrativa para o meio ambiente (92,2%). A região também lidera a proporção de cidades com secretaria exclusiva, fundos de meio ambiente ativos e instrumentos de cooperação com órgão ambiental estadual. Nas demais regiões, houve aumento generalizado, e os maiores percentuais estavam entre os municípios mais populosos. Entre os municípios com estrutura ambiental, predominava a secretaria municipal conjunta com outras (52,5%). Vinham, em seguida, aqueles com secretaria municipal exclusiva (23,9%) e os subordinados a outra (16,0%).

Fonte e reportagem completa :   http://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/cresce-n-de-prefeituras-com-cuidados-verdes-18052010-52.shl


25 de maio de 2010

Brasileiros se preocupam com bem-estar dos próximos

A ONU perguntou para os brasileiros: “O que precisa mudar no país para sua vida melhorar?”. Meio milhão respondeu que são os valores. A partir desse retorno da população – que surpreendeu os pesquisadores – o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com o Ibope e com o programa de voluntários das Nações Unidas, foi a campo descobrir quais são esses valores, onde eles são formados e qual a relação dos valores com dois grandes desafios nacionais – educação e violência. O resultado dessa pesquisa vai criar o Índice de Valor Humano (IVH). Somente França, Alemanha e México já fizeram levantamentos como esse.

Veja o ranking com os valores dos brasileiros:

1. Bem-estar dos próximos (benevolência). Exemplo: honestidade – 8,8

2. Bem-estar de da humanidade e natureza (universalismo). Exemplo: justiça social – 8,5

3. Estabilidade social (segurança). Exemplo: segurança familiar – 8,3

4. Autonomia (autodeterminação). Exemplo: independência – 8,2

5. Tradição. Exemplo: cumprimento dos deveres – 8,1

6. Prazer (hedonismo). Exemplo: desfrutar a vida – 8,0

7. Êxito pessoal (realização). Exemplo: competência – 7,2

8. Conformidade. Exemplo: respeito – 6,5

9. Vida estimulante (estimulação). Exemplo: audácia – 6,1

10. Poder. Exemplo: autoridade – 6,3

Fontes e reportagens completas:

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/05/brasileiros-se-preocupam-com-bem-estar-dos-proximos.html

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/05/pesquisa-da-onu-revela-principais-valores-do-brasileiro.html


24 de maio de 2010

Golfinhos surfistas

20 anos foram necessários para captar estas imagens do documentário “Surfing Dolphins, de Greg Huglin, surfista e cinegrafista.

Fonte: Esporte Espetacular da Globo

Veja o trailer:


21 de maio de 2010

Supermutirão vai limpar principais capitais brasileiras a partir de 2011

SEJA UM VOLUNTÁRIO

Campanha para mobilizar cidadãos será lançada na noite desta quinta-feira, dia 20, no Rio de Janeiro; organizadores querem atrair 200 mil voluntários para recolher lixo nas ruas cariocas em uma semana

Na primeira semana de março de 2011, as ruas da cidade de Rio de Janeiro serão tomadas por 200 mil voluntários decididos a livrar a cidade do lixo em uma semana. Belo Horizonte, Brasília e, por fim, São Paulo – com intervalos de seis a oito meses – serão as próximas cidades beneficiadas.

Nos países europeus onde foram realizados os dois primeiros mutirões, a ação no Brasil se transformou em um projeto e foi apelidado de Limpa Brasil – Let´s Di It .“Fizemos questão de adotar o nome internacional do movimento para manter a identificação, mas muitos aspectos terão que ser adaptados para nossa realidade”, explica Marta Rocha, da Atitude Brasil, consultoria que coordena o projeto no Brasil.

Fonte e a reportagem inteira: http://www.akatu.org.br/central/noticias/2010/supermutirao-vai-limpar-cidades-brasileiras-a-partir-de-2011

Para você se tornar voluntário desse projeto, inscreva-se no site do Limpa Brasil Let´s do it!: http://www.limpabrasil.com/site/

Veja o Let’s do it Estônia:

19 de maio de 2010

Câmara aprova projeto que garante até 30 faltas ao trabalho quando filho ficar doente

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ) aprovou nesta terça-feira projeto que proíbe desconto no salário do trabalhador que faltar ao serviço, por até 30 dias, em 12 meses de trabalho, para acompanhar filho doente de até 12 anos. A autorização para licença é garantida aos trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e será exigido laudo médico que comprove a necessidade de atenção direta ao filho. O projeto foi aprovado em caráter conclusivo e se não houver recurso para votação em plenário, seguirá ao Senado.

Fonte e reportagem completa:  http://oglobo.globo.com/economia/mat/2010/05/18/camara-aprova-projeto-que-garante-ate-30-faltas-ao-trabalho-quando-filho-ficar-doente-916620559.asp



16 de maio de 2010

Abrace

Não, não é discurso religioso nem palestra de autoajuda. É um pedido de Tiffany Field, diretora do Instituto de Pesquisas do Toque da Universidade de Miami. Segundo ela, o contato físico faz maravilhas por sua saúde física e mental. Pode reduzir depressão, estresse e agressividade. E até mesmo combater o câncer.

Quer dizer que manter contato físico traz felicidade?
Dá para dizer que ficamos mais alegres, menos irritados. Até mesmo menos agressivos. Crianças que têm menos contato físico com amigos e parentes podem se tornar adultos mais violentos, segundo pesquisas. Como acontece com macacos: se forem privados do toque quando pequenos, acabam matando uns aos outros.

Isso vale para qualquer lugar?
Porque a cultura do contato físico é diferente no mundo. Indianos andam de mãos dadas, argentinos se beijam no rosto As diferenças culturais nos mostram justamente o efeito do contato físico. Nos EUA, existe um tabu contra o toque. Escolas pedem que professores não encostem em seus alunos, por medo de acusações de abuso sexual. Claro que qualquer toque mal-intencionado deve ser reprimido. Mas as pessoas precisam do contato físico dos colegas. Testamos isso comparando um grupo de jovens de Miami a outro de jovens de Paris. Os americanos passavam menos tempo cumprimentando, abraçando e beijando seus colegas do que os franceses – e demonstraram um nível maior de agressividade física e verbal.

Fonte e reportagem completa: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/instituto-pesquisa-toque-universidade-miami-entrevista-diretora-saude-fisica-saude-mental-557069.shtml

Assista ao filme oficial da campanha do Abraço Livre (2006) e veja o que faz a diferença:

14 de maio de 2010

Descarte de resíduos eletrônicos

Site orienta consumidores no descarte de resíduos eletroeletrônicos

Além de auxiliar consumidores no processo de descarte de eletroeletrônicos, serviço informa sobre programas de logística reversa realizados por fabricantes do setor.

Desde 10 de abril, consumidores de todo o Brasil contam com um serviço online de informações sobre programas de logística reversa realizados por fabricantes de eletroeletrônicos. No mesmo site há também orientações para o descarte correto de televisores, computadores, celulares e outros resíduos eletroeletrônicos. Trata-se do hotsite “Eletroeletrônicos”. Para acessá-lo, clique:
http://www.cempre.org.br/

12 de maio de 2010

Empresas e cidadãos investem no aumento de material reciclado no Brasil

Com os programas de incentivo, só numa rede de supermercados, quase 140 milhões de embalagens plásticas deixaram de ser usadas em um ano. Os consumidores engajados vão às compras com bolsas ecológicas.

Série de reportagens sobre o Lixo, do Jornal Nacional.

Por favor clique no endereço abaixo e assista a reportagem, ela não foi disponibilizada fora do site do Jornal Nacional para que pudéssemos colocá-la aqui. Mas vale a pena ver:

Fonte e reportagem completa:

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/05/empresas-e-cidadaos-investem-no-aumento-de-material-reciclado-no-brasil.html


11 de maio de 2010

Barcelona usa sistema subterrâneo para descartar lixo

O sistema acaba com a sujeira nas ruas, com as latas de lixo e, principalmente, com a coleta – método que custa caro e polui o meio ambiente.

Assista a reportagem completa do Jornal Nacional:

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/05/barcelona-usa-sistema-subterraneo-para-descartar-lixo.html


8 de maio de 2010

Nossas amigas: as baleias! A natureza é mesmo perfeita, não?

Essa notícia é um grande exemplo disso. Tudo no planeta Terra está ligado ao equilíbrio e tem uma importância muito maior do que possamos imaginar. E tudo tem ligação a outros aspectos. Por isso o desequilíbrio ambiental é uma das maiores tragédias que podem existir. Alterar um aspecto de um bioma é alterar o bioma inteiro.

Para exemplificar isso, vamos revelar a importâncias das fezes das baleias.

Fezes??? Como isso é importante? Vocês podem estar pensando isso… (Confesso, eu também pensei assim…)

As fezes da baleia aumentam a capacidade dos oceanos em absorver CO2. Os excrementos das baleias são também ótimos fertilizantes para as plantas marinhas, pois são ricos em ferro. E isso graças a alimentação das baleias, compostas basicamente de krill, pequenos crustáceos ricos em ferro.

À partir dessa poderosa fertilização, as plantas marinhas crescem mais rápido e ficam aptas a absorverem mais CO2.

Cientistas dizem que os oceanos são pobres em ferro e as fezes das baleias contém uma concentração muito elevada, contribuindo muito para o meio ambiente marinho.

Fonte: http://blog.eco4planet.com/2010/05/nossas-amigas-as-baleias/

6 de maio de 2010

Talvez não a BOA notícia do dia, mas a fantástica imagem do dia:

Imagem divulgada pela agência espacial norte-americana Nasa, mostra a nebulosa Roseta, um berçário estelar a cerca de 5.000 anos-luz da Terra, na constelação de Monoceros, e grupos de estrelas em vários estágios de desenvolvimento. A imagem, obtida pelo Observatório Espacial Herschel, é formada por dados de radiação infravermelha emitida por poeira cósmica. As manchas brilhantes contêm estrelas em estágio embrionário, que devem crescer atingindo uma massa dez vezes maior que a do sol. Os pequenos ponto próximo ao centro da imagem são embriões estelares de massa menor. E a nebulosa Roseta propriamente dita e seu grupo próprio de estrelas está localizada à direita na imagem.

Fonte:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u730152.shtml


5  de maio de 2010

Consumidor consciente

Consumidor consciente é o que equilibra a sua satisfação pessoal com a sustentabilidade do planeta, ou seja, não compra mais do que precisa.

No site: http://planetasustentavel.abril.com.br/manual/consumo.php

Você encontra alguns testes como  você age quando se fala em  consumo consciente, basta apenas se cadastrar e você poderá testar se aquilo que  faz, exerce um impacto moderado ou não no meio ambiente aonde você vive.  Reflita sobre isto e verifique o que  pode fazer para melhorar.

Leia o Manual de Etiqueta Sustentável no site do Planeta sustentável e assita ao vídeo da The Nature Conservation

4 de maio de 2010

O que é Lixo?

Uma empresa do País de Gales, na Grã-Bretanha, construiu uma casa com 18 toneladas de plástico reciclado. A companhia Affresol desenvolveu uma tecnologia que transforma plástico e minerais em um material batizado de Thermo Poly Rock, que poderia revolucionar a indústria de construção.

Fonte:  http://blog.eco4planet.com/2010/04/video-o-que-e-lixo/


3 de maio de 2010

Atividade ao ar livre melhora saúde mental em 5 minutos, diz estudo


Cientistas britânicos analisam efeitos de exercício em ‘áreas verdes’ sobre humor e auto-estima. Apenas cinco minutos de exercícios físicos em uma “área verde”, como um parque, por exemplo, podem ser suficientes para melhorar a saúde mental, segundo cientistas britânicos. Pesquisadores da Universidade de Essex examinaram dados de 1.250 pessoas em dez estudos e encontraram rápidas melhoras no humor e na auto-estima entre aquelas que praticavam atividades físicas ao ar livre. … De acordo com os cientistas, o maior efeito sobre o bem-estar mental surgia em apenas cinco minutos. Com o passar do tempo, os efeitos positivos continuavam aparentes, mas tinham menor magnitude. Ainda segundo os pesquisadores, o efeito era ainda maior se o local do exercício também tivesse água, como um lago ou um rio. Para Jules Pretty, um dos autores do estudo, pessoas geralmente sedentárias, estressadas, deprimidas ou com problemas de saúde mental seriam as mais beneficiadas por atividades ao ar livre.

“Empregadores, por exemplo, deveriam incentivar seus funcionários a fazer uma curta caminhada em um parque próximo na hora do almoço para melhorar o humor e reduzir o estresse”.

Fonte:

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/05/atividade-ao-ar-livre-melhora-saude-mental-em-5-minutos-diz-estudo.html

ABRIL 2010

30 de abril de 2010

Pichadores do Cristo inauguram projeto de faxina no Rio

Programa contra pichação começa pelo Túnel Novo, em Botafogo.

… Os dois pichadores que se entregaram à polícia após ato de vandalismo no Cristo Redentor inauguram, nesta sexta-feira (30), o projeto anti-pichação da prefeitura do Rio, no Túnel Novo, em Botafogo, Zona Sul.

… Ainda de acordo com o secretário, outros pontos da cidade serão beneficiados em uma segunda etapa do programa. Entre eles há atrações turísticas e outros túneis pichados. Também como parte do projeto, a Secretaria de Ordem Pública dará início à repressão dos pichadores.

Fonte e reportagem na íntegra:

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/04/pichadores-do-cristo-inauguram-projeto-de-faxina-no-rio.html

27 de abril de 2010

Nossos olhos no céu

O homem tem muitos sonhos e muitos deles não pode fazê-los com o corpo, mas através de tecnologia, pode fazê-los com a  Alma.

20 anos com a ferramente tecnológica fantástica, o telescópio Hubble, nos permite olhar além do horizonte.

Claro sem jamais nos esquecer que é aqui, na Terra, que nós estamos e que nos cabe as tarefas que escolhemos fazer.

Segue abaixo um filminho, com imagens fantásticas capturadas pelo Hubble:


23 de abril de 2010

Carta da Terra: um tratado de Esperança

Quatro princípios básicos são estipulados no documento para uma convivência pacífica e harmônica entre os homens e dos homens com a natureza:
1. Respeito e cuidado com a comunidade da vida;
2. Integridade ecológica;
3. Justiça social e econômica;
4. Democracia, não-violência e paz.

O espírito central da Carta concebe o planeta como uma grande família, na qual plantas, animais e seres humanos formam um todo complexo e interdependente. Zelar pelo equilíbrio e a perpetuação desse complexo deve ser a preocupação dos homens em suas relações sociais, econômicas e com o ambiente. Porque esse sistema vivo está ameaçado em sua permanência e continuidade pelo atual estilo de vida, que determina hoje os modos de produção e consumo da humanidade.

Todo ser humano tem uma enorme capacidade de criação e de realização. E a Carta da Terra define os princípios para que, ao longo de sua vida, cada um aproveite suas próprias oportunidades de se desenvolver e contribua para que as  pessoas ao seu redor se expressem e se realizem.

Fonte e reportagem completa:

http://www.akatu.org.br/central/noticias/2010/carta-da-terra-um-tratado-de-esperanca

http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/index.html



22 de abril de 2010 – Dia Mundial do Planeta Terra

Em meio a reflexões sobre o futuro do planeta, sob a pressão de organismos mundiais de proteção ao meio ambiente e a resistência de algumas nações para tomar medidas que resultem em práticas de desenvolvimento sustentável, o “Dia da Terra” celebra 40 anos de existência no dia 22 de abril. Para comemorar a data, o site oficial (http://www.earthday.org/) do movimento convida internautas do mundo todo para registrar em suas páginas as ações – desde plantar uma árvore até liderar manifestações. Até o dia 20 de abril, o site contava com 289 atos catalogados e mais de 700 mil pessoas envolvidas. Outra ação do movimento é o “Call for a Climate”, algo como “Chamada pelo Clima”. A intenção é chamar a atenção dos governantes fazendo uma ligação telefônica para governantes – prefeitos, deputados, vereadores – no dia da Terra.

Como surgiu o Dia da Terra – O Dia da Terra foi criado pelo senador americano Gaylord Nelson. Em 22 de abrl de 1970, o político convocou o que foi considerado o primeiro protesto contra a poluição. De acordo com dados divulgados na época, mais de 20 milhões de pessoas participaram do ato em todos os EUA. Hoje, o Dia da Terra é celebrado em mais de 190 países, com a participação de cerca de 1 bilhão de pessoas.

No Brasil – Não há, no país, organismos que reúnam formalmente as atividades para o Dia da Terra. Entre as ações isoladas para a data destaca-se o lançamento da Carta da Terra, da ONG Carta da Terra Brasil. A entidade elaborou uma carta em que defende o respeito à comunidade da vida; a integridade ecológica; justiça social e econômica; democracia e paz. A íntegra da carta pode ser acessada aqui: (http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html)e pode ser distribuída em ferramentas de redes sociais. A Carta da Terra Brasil também lança a campanha “Começa com você” que incentiva atitudes de defesa ao meio ambiente.

21 de abril de 2010

Percentagem de fumantes brasileiros cai quase 50% em 20 anos

A percentagem de pessoas com mais de 15 anos que fumam caiu quase 50% nos últimos vinte anos. Em 1989, os fumantes chegavam a 33% da população. Em 2008, esse índice caiu para 17,2%, segundo dados divulgados nessa quarta-feira (31) pelo Ministério da Saúde (MS).  Em números absolutos, das 143 milhões de pessoas com mais de 15 anos, 24,6 milhões são fumantes. O estudo ainda mostra que 65,8% das pessoas com mais de 15 anos nunca esperimentaram o tabaco. O número de mortes pordoenças cardiovasculares também caiu 20%., mas continuam no topo da lista de óbitos no Brasil. Só em 2006, 300 mil pessoas morreram por problemas do coração, número que representa quase um terço das mortes registradas no ano. A redução dos fumantes se deve às campanhas de conscientização e às leis anti-fumo. O documento afirma que o MS limitou a publicidade da indústria tabagista, além de incluir as imagens de advertência nas embalagens de cigarro. Os homens são maioria: 21% são fumantes, contra 13,2% das mulheres.  A pesquisa foi feita pelo Vigitel, sistema do MS que faz a contagem de fumantes por telefone nos 26 Estados e no Distrito Federal. A pesquisa foi feita pelo Vigitel, sistema do MS que faz a contagem de fumantes por telefone nos 26 Estados e no Distrito Federal.

Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI130568-15257,00.html

18 de abril de 2010

Embalagem reciclável vale desconto para o consumidor

Desde a última segunda-feira (12/4), uma embalagem Tetra Pak de sucos Del Valle garante R$ 0,30 de desconto na compra de outro Del Valle em um supermercado Carrefour. Dez lojas da rede no Estado de São Paulo estão credenciadas para a promoção, uma parceria de Instituto Akatu, Coca-Cola Brasil (fabricante dos sucos), Tetra Pak e Carrefour para estimular a reciclagem de resíduos e o consumo consciente. Todas as embalagens coletadas serão doadas, beneficiando diretamente cooperativas e gerando renda para catadores. Além de estimular o engajamento da sociedade no processo de coleta seletiva e reciclagem, o esforço preserva a qualidade das embalagens quando retornam à cadeia produtiva como insumo, diminuindo o impacto ambiental da produção.

Fonte e reportagem inteira:http://www.akatu.org.br/parceiros/acoes/2010/embalagem-reciclavel-vale-desconto-para-o-consumidor


16 de abril de 2010

Isopor pode deixar de ser um resíduo problemático.

Matéria prima muito usada em embalagens, o poliestireno expandido, ou o isopor, é considerado um resíduo problemático. Depois de usado, ele costuma ser descartado como lixo em todo o Brasil. Mas, com tecnologia, a reciclagem do isopor está se tornando um negócio lucrativo. Em Joinville, SC, uma fábrica recicla 10% do isopor produzido no Brasil, em associação com cooperativas de catadores. Uma das opções de destino do isopor é a produção de molduras e acabamentos para a construção civil, promovida por uma empresa catarinense. E a tecnologia amplia os horizontes. No Rio de Janeiro, pesquisadores da UFRJ desenvolveram um processo que transforma o isopor, novamente, em matéria-prima para a indústria.

Fonte e reportagem completa:

http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1568586-17665,00-ISOPOR+PODE+DEIXAR+DE+SER+UM+RESIDUO+PROBLEMATICO.html

13 de abril de 2010

Projeto Farmácia Viva produz remédios naturais

Desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará, o Projeto Farmácia Viva pesquisa plantas usadas pela população para curar doenças simples, como gripe. Aquelas que têm seus efeitos comprovados cientificamente viram remédios naturais e são distribuídas à população, gratuitamente

Esse é o nome de um projeto sensacional desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará. Funciona assim: seu laboratório de pesquisas recolhe entre a população a indicação das plantas usadas popularmente para gripes, inflamações, problemas de digestão, circulação ou de pele, além de muitos outros desequilíbrios da saúde, e as estudam durante dez anos, para comprovação científica de seus efeitos. Depois orientam as comunidades interessadas em plantá-las e, num estágio posterior, um pequeno laboratório as transforma em cápsulas, xaropes, pomadas e tinturas.

Fonte:

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/farmacia-viva-ceara-remedio-natural-plantas-medicinais-vidasimples-542823.shtml

12 de abril de 2010

Novo Código de Ética define como dever do médico garantir ‘morte digna’.

Cuidados paliativos são voltados a pacientes sem perspectiva de cura. Código é válido para todo o país e entra em vigor na terça-feira (13 de abril). Cuidados paliativos são um conjunto de técnicas médicas voltadas para pacientes com doenças graves, com o objetivo de diminuir o sofrimento físico, psicológico e espiritual. A atenção integral ao doente é o primeiro fundamento da prática que está diretamente ligada à ortotanásia e envolve médicos, enfermeiros, psicólogos e terapeutas ocupacionais. … Há vinte anos a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a recomendar que pacientes de câncer fossem tratados com os cuidados paliativos sempre que a doença não respondesse mais aos tratamentos que tentam a cura. Mas o Código de Ética Médica brasileiro não é alterado há mais tempo, desde 1988. … Apesar da OMS já recomendar o uso dos cuidados paliativos há bastante tempo, a prática só passou a ser mais difundida a partir de 2002 quando a organização refez a recomendação e estendeu o uso dos cuidados paliativos para todas as doenças que ameaçam a vida e não podem mais ser curadas.

Fonte e reportagem completa:http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1564003-5605,00-NOVO+CODIGO+DE+ETICA+DEFINE+COMO+DEVER+DO+MEDICO+GARANTIR+MORTE+DIGNA.html

11 de abril de 2010

Inpe: desmatamento na Amazônia cai 51% entre agosto e fevereiro. A nova ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, comemorou nesta quinta-feira uma redução de 51% no desmatamento da Amazônia, entre agosto de 2009 e fevereiro de 2010, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados são do Deter, sistema de monitoramento por satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), cuja finalidade é alertar as equipes de fiscalização em terra para coibir a devastação. Segundo a ministra, os dados preliminares indicam tendência de queda, o que poderá levar o país a atingir mais cedo as metas de diminuição do desflorestamento, cujo objetivo maior é chegar a 2020 com queda de 80% nos índices registrados entre 1996 e 2005.

Fonte e reportagem completa:

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/04/08/inpe-desmatamento-na-amazonia-cai-51-entre-agosto-fevereiro-916283637.asp

10 de abril de 2010

SOLUÇÕES POSSÍVEIS E VIÁVEIS

No interior de São Paulo, um projeto social conseguiu solucionar um problema que aflige milhões de brasileiros. Com prestação de R$ 65, por mês, em dez anos, 90 famílias que aceitaram uma proposta de sair da comunidade do Monte Alegre estão morando em casas novas de alvenaria com energia elétrica e saneamento. … “O projeto tem como visão, como objetivo, a dignidade humana, e nós sabemos que não há dignidade nenhuma em morar numa favela como era essa aqui, em que as pessoas saíam pela rua e pisavam no esgoto, em que as crianças brincavam no esgoto, em que não tinham, por exemplo, água potável”. … Agora, todas as casas têm energia elétrica e água encanada e sem improviso algum. Tudo isso veio depois que os moradores participaram de um curso sobre economia. Aprenderam a lição e cada um trouxe para casa uma geladeira nova, presente de uma das empresas que participam do projeto. Lâmpadas e chuveiros também são mais econômicos.

Fonte e reportagem completa: Jornal  Nacional de 5 de abril de 2010 http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1558042-10406,00-JUIZ+CRIA+PROJETO+E+LEVA+CIDADANIA+A+FAVELAS.html

9 de abril de 2010

Rio, em forma de oração (Rui de Carvalho) ENCHENTE DE 1966

DOAÇÕES : Eis aqui alguns endereços para aqueles que queiram fazer doações para as comunidades, as maiores necessidades são: alimentos não-perecíveis, água, colchonetes e roupas.

Confira no site abaixo:

http://www.observatoriodefavelas.org.br/observatoriodefavelas/noticias/mostraNoticia.php?id_content=790

7 de abril de 2010

Infelizmente, ontem não pudemos colocar nenhuma mensagem, nem boa notícia, pois também ficamos envolvidos, como milhões de cariocas, nos acontecimentos decorrentes das últimas chuvas no Rio de Janeiro.

Fica difícil hoje colocar qualquer coisa diferente, diante dos acontecimentos nos dias 5 e 6 de abril, em nossa cidade. Gostaria muito de poder ter uma Boa Notícia. Claro que tivemos algumas situações de resgate de pessoas, praticamente impossíveis de saírem com vida, das situações em que se encontravam.

Mas escolhemos esta imagem, que mostram toda uma situação de falta de cuidado sim, com a cidade, de quem compete, mas mostra a inevitabilidade da própria vida, que está sempre além daquilo que possamos imaginar encontrar, tanto com surpresas boas, quanto com as não tão boas.

5 de abril de 2010

A pressa é inimiga da refeição

O fundador do movimento Slow Food esteve no Brasil para disseminar a importância da agricultura sustentável e das culturas locais – acredite ou não, isso pode até salvar o planeta. Confira entrevista:Calma. É isso o que vem pedir Carlo Petrini. Calma para respirar, para fazer escolhas conscientes e para conhecer o lugar e as tradições do lugar onde você mora. O fundador da Slow Food Foundation, com sede na cidade italiana de Bra e presente em 132 países, não quer apenas que as pessoas comam devagar. Ele quer mandar uma mensagem contra o consumo massificado e a agricultura industrializada. Ele defende a comida da vovó, a horta do vizinho, o cultivo e a produção de produtos genuínos e a valorização desses produtos nos mercados regionais. Petrini não se vira contra o novo, mas contra o que é artificial. “Ferran Adrià é um gênio, um Picasso”, ele diz. Mas nem todo mundo pode ser um Picasso.

Fonte e reportagem completa:http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI130575-15228,00-A+PRESSA+E+INIMIGA+DA+REFEICAO.html

4 de abril de 2010

Flores de cerejeira, início da Primavera no Japão

Durante o curto período em que as flores aparecem, os japoneses lotam os parques e realizam festas sob as árvores. As flores de cerejeira, chamadas de “sakura” no Japão, são associadas como recomeços, já que surgem no mesmo período do início das aulas e do ano fiscal japonês, no dia primeiro de abril. Alguns japoneses dizem que a natureza efêmera e fágiil dessas flores, que logo são arrancadas pelas chuvas da primavera, são uma importante lembrança de como a vida também é passageira.

Fonte:http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/03/100330_sakura_japao_ir.shtml

3 de abril de 2010

Projeto Livro Falado para deficientes visuais lança site na internet

RIO – O projeto Livro Falado lançou esta semana o site do Livro Falado, onde deficientes visuais podem ter acesso a mais de 350 livros gravados, de cerca de 280 autores brasileiros. O objetivo também é atender pessoas com cegueira dos outros países de língua portuguesa: Portugal, Angola, Moçambique, Timor Leste, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné Bissau. … Para acessar os livros gravados, as pessoas cegas devem acessar o site: http://www.livrofalado.pro.br/. Para obter a gravação de um livro específico, é preciso enviar e-mail para livrofalado@livrofalado.pro.br. A remessa é gratuita.

Fonte e reportagem completa:http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2010/04/02/projeto-livro-falado-para-deficientes-visuais-lanca-site-na-internet-916239891.asp

2 de abril de 2010

Artistas plásticos holandeses vão pintar casas de favela carioca. Cerca de 34 casas do Morro Santa Marta, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, vão ganhar novas cores. Dois artistas holandeses, Jeroen Koolhass e Dre Urhahn, vão, com a ajuda dos moradores da comunidade, colorir as casas da Praça do Cantão, numa parceria com o governo do estado e com a prefeitura. … Os moradores receberam treinamento, tintas e a oportunidade de aprender uma profissão. Quem não tinha experiência vai sair do projeto como pintor e todos os moradores selecionados vão receber pelo serviço. No total, serão 30 dias de trabalho.

Fonte e reportagem completa:http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1552194-5606,00-ARTISTAS+PLASTICOS+HOLANDESES+VAO+PINTAR+CASAS+DE+FAVELA+CARIOCA.html

1º de abril de 2010

As brasileiras estão mais prevenidas quanto ao câncer de mama e de colo de útero, revelam dados colhidos pelo IBGE, que divulgou nesta quarta-feira os resultados do PNAD, a amostra por domicílios. … Houve um crescimento de 7% em relação a pesquisa anterior, de 2003. … O resultado da pesquisa mostra que a educação faz diferença na conscientização feminina. 82% das mulheres com 11 anos ou mais de estudo fazem os exames preventivos de câncer anualmente. Na faixa com menos de um ano de estudo o índice cai para 47,5%.

Fonte e reportagem completa: http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MUL1553455-16021,00-BRASILEIRAS+ESTAO+MAIS+PREVENIDAS+CONTRA+O+CANCER+DE+MAMA.html

MARÇO 2010

31 de março de 2010

Indonésia transforma antigos rebeldes em guardas florestais

Ex-guerrilheiros separatistas agora trabalham como guardas florestais. Programa quer transformar região de Aceh em exemplo de sustentabilidade. Durante décadas, o vasto interior da selva que cobre a província indonésia de Aceh, ao norte do país, ofereceu refúgio para milhares de rebeldes soldados de infantaria que travavam uma guerra de independência. Agora, ainda marginalizados e desempregados, apesar de quase cinco anos de paz, muitos antigos separatistas fugiram de volta para a floresta, desta vez para derrubá-la. Centenas de antigos rebeldes, que conhecem a selva de Ulu Masen como ninguém, estão sendo treinados e remodelados como guardas florestais pela Fauna and Flora International, um dos grupos ambientais internacionais mais antigos em Aceh. Os novos guardas percorrem a floresta, armados com bússolas e corda de escalada, em busca de madeireiros e caçadores ilegais.

Fonte e reportagem inteira:http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1549794-5602,00-INDONESIA+TRANSFORMA+ANTIGOS+REBELDES+EM+GUARDAS+FLORESTAIS.html

30 de março de 2010

Brasil reduziu população das favelas em 16% de 2000 a 2010, diz relatório da ONU.

RIO – Um total de 227 milhões de pessoas em todo o mundo conseguiu deixar as favelas na última década, de acordo com o relatório ‘State of the World’s cities 2010/2011″, divulgado nesta quarta-feira pelas Nações Unidas. O documento afirma que o Brasil conseguiu reduzir sua população favelizada em 16% desde 2000, melhorando as condições de vida de cerca de 10,4 milhões de pessoas entre 2000 e 2010.

Fonte e reportagem completa:

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/03/18/brasil-reduziu-populacao-das-favelas-em-16-de-2000-2010-diz-relatorio-da-onu-916098787.asp

29 de março de 2010

Ritmo do desmatamento mundial retrocede pela primeira vez

“Pela primeira vez, estamos em condições de demonstrar que a taxa mundial de desmatamento registrou uma regressão graças aos esforços mobilizados de forma coordenada”, declarou Eduardo Rojas, subdiretor geral da FAO, ao apresentar à imprensa a “Avaliação dos Recursos Florestais Mundiais 2010”, um relatório quinquenal.

Fonte e reportagem completa:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u711832.shtml

28 de março de 2010

Uma grande e bem vinda quebra de paradigma:

Cariocas descolados (e héteros!) se rendem ao beijo no rosto como forma de cumprimento

“O homem está mais feminino, e isso é bom. É uma consequência, creio, da emancipação feminina. Estamos tendo a chance de nos tornar melhores pais, podemos afinar a nossa casca, brincar de flor de estufa. E até reconhecer as maravilhas de ser homem, sem as obrigações culturais de uma moral caduca que tiranizava os meninos em nome de um homem que nunca existiu.”

Fonte: veja a reportagem completa em:http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2010/03/27/cariocas-descolados-heteros-se-rendem-ao-beijo-no-rosto-como-forma-de-cumprimento-916187570.asp

27 de março de 2010

HOJE, das 20:30h às 21:30h – HORA DO PLANETA

Faça parte deste movimento aonde 20 capitais brasileiras  já aderiram a este evento: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Manaus, Curitiba, Campo Grande, Porto Alegre, Belém, Rio Branco, João Pessoa, Belo Horizonte,  Palmas, Cuiabá, Fortaleza, Recife, Vitória, Goiânia, São Luiz, Salvador, Florianópolis) e milhares de municípios e milhões de pessoas no Brasil.

Números da Hora do Planeta no Mundo

125 países, 3.483 cidades, 56 capitais de países, 7 das 10 mais populosas cidades, os 15  países com o maior PIB

É só apagar as suas luzes e somar-se a tudo isto.

26 de março de 2010

Hora do Planeta, 27 de março de 2010, das 20:30 às 21:30h

A Hora do Planeta já chegou a todas as regiões do país. No total, 37 cidades apagarão as luzes de monumentos públicos e mobilizarão seus cidadãos para aderir ao movimento, entre elas 11 são capitais. … Elas fazem parte das 2.124 cidades espalhadas em 115 países ao redor do mundo que participarão do evento. Além de cidades, muitas empresas brasileiras também estão fazendo parte da campanha e apoiando na divulgação: Coca-Cola Brasil, banco HSBC, telefonia TIM, rede de lojas Walmart e a construtora Rossi estão entre as maiores. Elas unem-se a um grupo internacional de corporações que estão usando a sua influência na sociedade para sensibilizar seus funcionários e clientes às questões climáticas.

Fonte: http://blog.eco4planet.com/2010/03/hora-do-planeta-deixa-as-escuras-as-cinco-regioes-do-brasil/

25 de março de 2010

Hora do Planeta, 27 de março de 2010, das 20:30 às 21:30h

De que lado você está?

24 de março de 2010

Hora do Planeta 2010, sábado 27 de março, de 20:30 às 21:30h

Você que já participou deste evento em 2009, divulgou? Você que nunca participou, o que está esperando?

Relembre aqui o que aconteceu em 2009, no Rio de Janeiro e em São Paulo:

23 de março de 2010

No Dia Mundial da Água, Rio lança programa de educação ambiental nas escolas. Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Estado do Rio de Janeiro (Cedae) lançou … o Programa Cedae de Educação Ambiental nas Escolas. A meta é fazer dos estudantes da rede pública do estado agentes multiplicadores de ações para a preservação do planeta. “Mudar a cultura que vê a água como um recurso infinito é uma questão de sobrevivência, uma ação obrigatória para a própria continuidade da espécie humana. E para obtermos sucesso no futuro é essencial trabalhar o presente com as crianças”, destaca o presidente da Cedae, Wagner Victer.”

Fonte e reportagem completa: http://blog.eco4planet.com/2010/03/no-dia-mundial-da-agua-rio-lanca-programa-de-educacao-ambiental-nas-escolas/

22 de março de 2010

Dia Mundial da Água

Estamos muito longe de atender o que postula a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de que todos os habitantes deste planeta têm direito a uma vida digna e saudável, o que inclui o acesso à água limpa. Mas muito já foi feito e acreditamos que a humanidade pode avançar mais, não só por meio da tecnologia, mas também de boas políticas públicas e conscientização.

Onde está a água no planeta?

70% do planeta é constituído por água, sendo 97,5% água salgada. Isso significa que as seis bilhões de pessoas que habitam a Terra podem utilizar, apenas, 2,5% da água do planeta. Fonte: Unesco

Fonte, veja a reportagem completa em:http://planetasustentavel.abril.com.br/agua/

21 de março de 2010

Trote solidário renderá aulas de informática para crianças de São Caetano – Alunos do Instituto Mauá arrecadaram computadores e impressora. Equipamentos serão doados a entidades assistenciais.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1538583-5604,00-TROTE+SOLIDARIO+RENDERA+AULAS+DE+INFORMATICA+PARA+CRIANCAS+DE+SAO+CAETANO.html

20 de março de 2010

Cuidar, é algo muito mais que sobreviver!!!

Filhote foi o único sobrevivente de ninhada de quatro felinos.
Ele foi entregue à cachorrinha por funcionários do zoo. Leãozinho de dois dias mama em cadela no zoológico Royev Ruchey, na cidade siberiana de Krasnoyarsk, nesta quinta-feira (18). (Foto: Reuters)

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1534291-5602,00-CADELINHA+VIRALATA+ADOTA+LEAOZINHO+ORFAO+EM+ZOOLOGICO+NA+SIBERIA.html

19 de março de 2010

Empresas assumem papel primordial na mobilização para a hora do planeta 2010

Além das centenas de milhares de pessoas, das 1.942 cidades e 112 países que aderiram à Hora do Planeta 2010, até o momento, grandes corporações e empresas ao redor do mundo também darão um importante apoio ao movimento global no dia 27 de março, às 20h30…. O apoio das empresas à Hora do Planeta 2010 está sendo fundamental tanto para servir de exemplo ao mundo corporativo e mostrar que é preciso estar atento à questão climática, como para ampliarmos a divulgação do movimento no país. É uma grande satisfação tê-los como parceiros”, afirma Regina Cavini, superintendente de Desenvolvimento Organizacional do WWF-Brasil.

Leia a reportagem completa em:http://www.horadoplaneta.org.br/noticias_aberto.php?id_not=36

18 de março de 2010

17 de março de 2010

Quem viveu bons tempos, aonde íamos da Praça XV à Niterói de barca, pela Baía da Guanabara e haviam golfinhos que nos acompanhavam? Isso eu vi e vivi!!! Desde janeiro temos tido esse grande presente de termos golfinhos nas nossas águas … ainda não na Baía, mas em nossas praias.

Ontem, 16 de março, pelo menos trinta golfinhos foram vistos nas praias do Leblon, Ipanema e Copacabana na manhã desta quarta-feira. Apesar do tempo nublado, muitos banhistas ficaram observando os golfinhos da areia. No domingo, golfinhos foram vistos na Praia da Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

Eis a filmagem feita de helicóptero:

Fonte:

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/01/28/golfinhos-aparecem-no-mar-entre-ipanema-leblon-754177615.asp

16 de março de 2010

Você sabe o que fazer com seu lixo eletrônico (celulares, computadores, monitores)? Você sabe que dentro deles há baterias que são muito prejudiciais ao meio ambiente (água, regiões de plantio de alimentos), quando esse material é descartado inadequadamente?

Dá um pouco de trabalho, porque ainda não temos uma legislação que cobre adequadamente a coleta desse material, mas existem lugares e associações que fazem esse tipo de coleta. Saiba como e aonde com esta reportagem do Fantástico de  7 de março de 2010.

15 de março de 2010

Hora do Planeta 2010 – Você vai apagar as luzes?

A Hora do Planeta é considerado o maior movimento voluntário de alerta para as alterações climáticas, que conquistou o mundo e moveu inúmeros cidadãos comuns, empresas, governos e organizações civis em torno de uma voz comum. O movimento teve início em 2007, na cidade australiana de Sidney. A intenção foi, na altura, alertar de forma simbólica – apagando as luzes por uma hora – a população australiana para a necessidade de protegermos o Planeta contra os efeitos das alterações climáticas. … Neste ano a Hora do Planeta acontecerá no dia 27 Março 2010 das 20H30 às 21H30.

Fonte: http://blog.ambientebrasil.com.br/?p=1575

Site Oficial da Hora do Planeta: http://www.horadoplaneta.org.br/

Filme oficial:

14 de março de 2010

Uma reportagem do fantástico de 17 de janeiro de 2010, mas que tem que ser revisto com muita frequência, pois fala de hábitos, de preservação de cidadania, que a gente tem que cuidar sempre.

13 de março de 2010 – Prefeitura testa uso da energia solar em poste no Leblon. Modelo usado na Praça Cazuza promete ser mais ecológico e barato.
Cidade economizaria R$ 8 milhões por mês pagos em contas de luz.

Acostumados a uma iluminação pública deficitária e sempre com queixas sobre a qualidade do serviço, os cariocas podem ter um poquinho de esperança de que a taxa de iluminação pode ter uma finalidade específica. A Secretaria municipal do Meio Ambiente está testando um modelo de iluminação pública que promete ser mais econômico e mais ecológico: a iluminação pública feita com energia solar. …   A implantação do projeto ecológico começou a ser feita no Leblon, bairro na Zona Sul do Rio, com um poste-teste, capaz de captar a energia solar e transformá-la em luz pública para a Praça Cazuza, utilizando lâmpadas de LED. O poste funciona com uma placa de silício que faz a captação da energia. Segundo Altamirando, com um dia de insolação é possível obter energia para iluminar 20 noites.

Fonte e reportagem completa:

http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1520789-5606,00-PREFEITURA+TESTA+USO+DA+ENERGIA+SOLAR+EM+POSTE+NO+LEBLON.html

12 de março de 2010 – Unicamp dissemina valores do Consumo Consciente através do Trote da Cidadania

Há 12 anos, trote da Universidade Estadual de Campinas combina integração e diversão com práticas mais social e ambientalmente responsáveis

No Brasil, relatos de práticas de humilhação e violência durante os trotes de recepção dos calouros nas universidades são cada vez mais freqüentes, caracterizando o início do ano letivo como época de medo e angústia para os alunos e suas famílias. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é uma das poucas instituições que tenta mudar essa realidade: em 1988 foi criado o Trote da Cidadania e em 2005, em parceria com o Instituto Akatu, instituiu o Trote da Cidadania Pelo Consumo Consciente. A cada ano, as atividades agregam novos valores e seguidores dentro da instituição e servem de exemplo para outras universidades.

Veja a reportagem inteira no site da Akatu:

http://www.akatu.org.br/central/noticias/2010/unicamp-dissemina-valores-do-consumo-consciente-atraves-do-trote-da-cidadania

11 de março de 2010

POR UM BRASIL DE VALOR

A Campanha Mostre Seu Valor, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), é a busca de soluções a partir da ótica dos valores. Faça parte dessas soluções. Participe do Manifesto por um Brasil de Valor mostrando o que você pode fazer para uma vida melhor de verdade. A ONU quer conhecer valores importantes para brasileiros. A pesquisa vai até o final de maio. Os resultados vão criar um novo parâmetro para as Nações Unidas: o IVH, Índice de Valor Humano. No ano passado, milhares de brasileiros responderam a uma pergunta: o que precisa mudar no Brasil para a sua vida melhorar de verdade? Agora, os pesquisadores do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento querem saber quais valores morais são fundamentais nessa transformação.

Veja a reportagem inteira em:

http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1521064-10406,00-ONU+QUER+CONHECER+VALORES+IMPORTANTES+PARA+BRASILEIROS.html

Entre no site e participe desse levantamento:

Qual o seu valor?

http://www.mostreseuvalor.org.br/index.html

Manifeste-se, escolha o seu valor:

http://www.mostreseuvalor.org.br/mostreseuvalor/index.php

10 de março de 2010

Participe!

Divulgue!

Apague suas luzes por 60 minutos e use estes minutos com criatividade e reverencia à nossa maior casa, o planeta Terra.

Assista ao filme de 2009, aonde o Rio de Janeiro já fez parte:

9 de março de 2010

Mulheres lideram 36% das melhores empresas para trabalhar no Brasil

… Elas ocupam 43% dos postos de trabalho dessas corporações. As mulheres estão em 36% dos postos de liderança das cem empresas do ranking Melhores Empresas para Trabalhar, realizado pela empresa de consultoria Great Place to Work. Em números, elas ocupam 19.586 postos de chefia nessas companhias. Em 1997, apenas 11% dos cargos de liderança eram ocupados por mulheres, de acordo com a pesquisa. … A pesquisa revela ainda que a confiança dos funcionários é maior nas empresas geridas por elas: o índice de confiança nas companhias lideradas por mulheres é de 83% contra 81% nas chefiadas por eles. … A análise mostra que, apesar de todo o avanço da participação feminina no mercado de trabalho, ainda existem diferenças importantes entre ambos os sexos: a mulher ganha menos, leva mais tempo para atingir cargos de liderança e dedica mais tempo ao estudo, formação e aprimoramento profissional.

Fonte: G1

http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1520539-17856,00-MULHERES+LIDERAM+DAS+MELHORES+EMPRESAS+PARA+TRABALHAR+NO+BRASIL.html

8 de março de 2010

Atlas Digital do Universo

O Museu de História Natural dos Estados Unidos criou um vídeo mostrando tudo que é conhecido no Universo. O The Know Universe (Universo Conhecido) é um atlas digital do universo que é mantido e atualizado pelos astrofísicos do museu. Confira.

O site do Atlas Digital do Universo é:

http://www.haydenplanetarium.org/index.php

7 de março de 2010

Consultas de pré-natal crescem 86% no Brasil


Levantamento feito pelo Ministério da Saúde às vésperas do Dia Internacional da Mulher mostra que em cinco anos o número de consultas de pré-natal aumentou 86,4% – saltou de 9,8 milhões, em 2003, para 18,2 milhões, em 2008. … “A mulher já não precisa procurar um hospital para as consultas de acompanhamento da gravidez. Ela vai até o posto mais perto de sua casa. E, se não for, o agente de saúde vai à casa dela saber o que está acontecendo.” O número maior de consultas de pré-natal se refletiu na queda da mortalidade materna. O dado mais recente é de 2007: de cada 100 mil mulheres que dão à luz uma criança viva, 50,3 morrem. Em 2003, essa taxa era de 52,1 por 100 mil; em 2004, de 54,4 por 100 mil. “O pré-natal identifica situações de risco. Uma das maiores causas de morte materna é a hipertensão seguida de hemorragia, que é facilmente diagnosticada no pré-natal”.

Fonte: Globo.com

http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1519016-17856,00-CONSULTAS+DE+PRENATAL+CRESCEM+NO+BRASIL.html

6 de março de 2010

Sustentabilidade: governo e bancos assinam o novo Protocolo Verde

Fazer com que a rede bancária nacional, tanto pública como privada, passe a adotar medidas de consumo sustentável em suas atividades rotineiras, como gasto de papel, energia e insumos. Este é um dos objetivos do novo Protocolo Verde, foi assinado pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc em 7 de abril de 2009.  O documento também pretende estabelecer um compromisso para que os bancos concedam financiamento aos setores que se comprometam com a sustentabilidade ambiental.

Cinco bancos públicos já assinaram a proposta: o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Brasil, Banco da Amazônia e o Banco do Nordeste Brasileiro (BNB) – todos signatários do protocolo. Nesta terça-feira, será a vez da rede privada, por meio da Federação Brasileira de Bancos.

Fonte: : http://blog.eco4planet.com/2009/04/sustentabilidade-governo-e-bancos-assinam-novo-protocolo-verde/

5 de março de 2010

Toque de alguém querido ajuda a aliviar a dor e reduzir o estresse

Psicólogos sempre estudaram os gemidos e olhares da comunicação não-verbal, os tons vocais e expressões faciais que carregam emoções. Um tom de voz ameno, uma encarada hostil – ambos possuem o mesmo significado em Terre Haute ou Timbuktu, e figuram entre os vários sinais que formam um vocabulário humano universal. Nos últimos anos, entretanto, pesquisadores começaram a focar num tipo diferente de comunicação sem palavras, muitas vezes mais sutil: o contato físico. Toques breves, segundo eles – seja um vivaz cumprimento, uma mão apoiadora no ombro ou um toque apavorante no braço –, podem comunicar uma gama ainda mais ampla de emoções do que gestos e expressões, e algumas vezes o fazem com mais rapidez e precisão do que palavras. … Numa série de experimentos conduzidos por Matthew Hertenstein e psicólogos da Universidade DePauw, em Indiana, voluntários tentaram comunicar uma lista de emoções tocando um estranho vendado. Os participantes conseguiram comunicar oito emoções distintas, de gratidão e aversão a amor, alguns com quase 70% de exatidão.

Fonte: UOL – ciência e saúde – 03/03/2010

4 de março de 2010 – Earth Hour

O WWF-Brasil anunciou hoje o lançamento da Hora do Planeta 2010, movimento mundial de alerta contra o aquecimento global. Em sua segunda edição no Brasil, o evento, conhecido globalmente como Earth Hour, terá o Rio de Janeiro como cidade-sede nacional. Com o patrocínio da Coca-Cola Brasil, do HSBC, da TIM e do Walmart Brasil, a Hora do Planeta deste ano será realizada no sábado dia 27 de março, das 20h30 às 21h30, e pretende contar com a adesão de mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. A mobilização para o evento já começou, por meio do site http://www.horadoplaneta.org.br, onde cidadãos, empresas e organizações brasileiras podem fazer seu cadastro, deixar seu comentário e obter mais informações sobre o movimento.

3 de março de 2010 – Empreendimentos em cartões postais???!!!

O Fantástico junto com o Instituo Akatu testaram o grau de consciência dos brasileiros sobre o consumo responsável.  Participaram dessa enquete  Guarujá, Florianópolis,  Recife, Rio de Janeiro e Brasília. Guarujá:  a favor das construções, com 59% dos entrevistados, 31% contra e 9% não deram opinião. Florianópolis: 42% a  favor, 12% contra e 46% não deram opinião.  Em Recife: 61% a favor, 22% contra e 17% não deram opinião. No Rio de Janeiro e em Brasília, os resultados serão apresentados no próximo domingo.

Como você se posiciona nesta questão?

2 de março de 2010 – Felicidade pode ajudar a prevenir doenças cardíacas

Pessoas que, geralmente, são felizes, entusiasmadas e alegres são menos propensas a desenvolver doença cardíaca, segundo pesquisadores da Universidade de Columbia, nos EUA. Em artigo recentemente publicado noEuropean Heart Journal, os especialistas destacam que essa tendência demonstrada por um estudo com mais de 1,7 mil adultos saudáveis pode ajudar a prevenir doença cardíaca aumentando as emoções positivas dos pacientes. “Precisamos desesperadamente de estudos clínicos rigorosos nesta área. Se os testes apoiarem nossas descobertas, esses resultados serão incrivelmente importantes em descrever especificamente o que os médicos e pacientes podem fazer para melhorar a saúde”, disse a pesquisadora Karina Davidson. O estudo incluiu dados de 862 homens e 877 mulheres saudáveis que participaram de uma pesquisa sobre saúde iniciada em 1995, que avaliou o risco de doença cardíaca e sintomas de depressão, hostilidade, ansiedade e grau de expressão de emoções positivas – conhecido como “afeto positivo”. E os resultados indicaram que aqueles que não apresentavam afeto positivo eram 22% mais propensos a ter doença cardíaca – infarto ou angina – do que aqueles que tinham um pouco de afeto positivo, que, por sua vez tinham 22% maior risco, comparados àqueles moderadamente felizes e satisfeitos.

Fonte: UOL de 19/02/2010

1º de março de 2010 – Terceira idade digital

Os idosos também querem aproveitar os benefícios da informática e da internet, a partir de pesquisas na web e abertura de contas de e-mail, por exemplo. Para trazer esse público para a rede, um curso ligado à Universidade de São Paulo (USP) oferece gratuitamente treinamento. Confira neste vídeo os comentários de coordenadores e alunos a respeito.

Fonte: Revista Veja de  20 de novembro de 2009

 

FEVEREIRO 2010

28 de fevereiro de 2010 – 2010 Ano Internacional da Biodiversidade

Este ano promete!

“Fortalecida por sua rica história no domínio da biodiversidade, a UNESCO organizará vários eventos ao longo de 2010, incluindo uma exposição itinerante. Comunicar é vital: a ambição primeira dos eventos do IYB é despertar as consciências não somente sobre os fatos, mas igualmente sobre tudo aquilo que pode ser feito. Colocar em destaque experiências de sucesso na luta sustentável contra a perda da biodiversidade e pela sua preservação, fator este essencial para suscitar a nível local, nacional,regional ou internacional, o nascedouro de projetos concebidos e desenvolvidos para preservar e resgatar a diversidade do ser vivo.”

Conferência da UNESCO para o Futuro

27 de fevereiro de 2010 – A construção civil mais econômica e ecológica, da série de reportagens: “Você não sabia, mas existia – Pneus podem virar casas”, apresentada pelo jornal Bom Dia Brasil, da Globo em 30 de setembro de 2009

26 de fevereiro de 2010 – A escolha dos “golfinhos surfistas” é demostrar que a busca pela alegria e diversão  é de todos os seres vivos, não importa em que nível da escala de evolução eles estejam. E este olhar de Greg Hulin nos estimula a olhar com outros olhos essa tal estória da escalada evolutiva.

Cada um é necessário em seu nível. E o nível acima, com certeza, passa a ser responsável por todos abaixo dele, que propiciaram ele chegar aonde está.

Fotógrafo flagra golfinhos surfando na África do Sul

Greg Hulin levou seis anos para registrar os animais ‘pegando ondas’ de até 7,5 metros de altura. Huglin não sabe explicar a razão que leva os animais a surfarem desta forma, mas ele diz ter certeza de que eles se divertem fazendo isso. O filme é fruto de um trabalho de seis anos de Huglin. Durante esse período, ele dedicou três meses ao ano para filmar e fotografar os animais.

Fonte:  BBC Brasil de 19/02/2010 – http://www.greghuglin.com/

Assista um trailer do filme produzido:

Anúncios

One comment

  1. hola, Chicos, Gracias, buen trabajo! Este fue el material que tenía que tener.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: